05/09/2018 às 21h33min - Atualizada em 05/09/2018 às 21h33min

Secretário de Cultura de S. Bárbara fornece explicações para vereadores sobre contratados com a Xekmat

Ele classificou como um equívoco a declaração do diretor da Xekmat, de que a produtora ficaria com 10% dos valores dos contratos dos artistas e devolveria o restante para a Prefeitura

Luis Capucci - [email protected]
Foto: Divulgação
O Secretário de Cultura de Santa Bárbara d’ Oeste, Evandro Félix, esteve na tarde hoje (05) na Câmara Municipal da cidade para prestar esclarecimentos a respeito de contratos firmados entre a Prefeitura e a produtora Xekmat Produções e Eventos. O convite partiu da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da Câmara barbarense e se baseou em uma série de reportagens O Liberal, que apontou que a Administração Municipal teria “fabricado” contratos de exclusividade para que a Xekmat pudesse, sem licitação, fornecer artistas aos eventos dessa Secretaria.
 


Durante a reunião, inquirido pelos membros da comissão e demais parlamentares presentes, Evandro Félix explicou que a Cia Xekmat foi contratada para viabilizar as apresentações culturais, por inexigibilidade de licitação, conforme artigo 25, inciso III, da Lei Federal nº 8.666/93 (Lei de Licitações).  O referido artigo dispensa a licitação em casos em que houver inviabilidade de competição, enquanto o inciso III dispensa esse tipo de concorrência pública para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

Ainda na reunião, Félix destacou que a Xekmat é uma produtora de renome, que já atuou no Estado de São Paulo e já efetuou a contratação de artistas em eventos fora do Município, inclusive por meio do PROAC (Programa de Ação Cultural) do governo estadual. O secretário também explicou que o Plano Municipal de Cultura garante prioridade à contratação de artistas locais em eventos promovidos pelo Município, mas que muitos desses artistas não possuem toda documentação necessária para serem contratados pela Administração pública, por isso a necessidade de intermediação de uma produtora.

O secretário também negou que a Procuradoria Jurídica da Prefeitura tenha emitido parecer favorável à contratação de representante exclusiva dos artistas antes mesmo de os acordos de exclusividade serem formalizados, destacando que provavelmente houve um erro na data do referido parecer. “Foi uma confusão de uma letra entre junho e julho”, afirmou Félix.

Ele também afirmou que as declarações de Amauri Gonçalves de Oliveira, diretor da Xekmat, de que a produtora ficaria com 10% dos valores dos contratos dos artistas e devolveria o restante para a Prefeitura, foram equivocadas.

Segundo Félix, é a própria produtora quem paga o cachê dos artistas diretamente, sem participação da Administração Municipal. Ele também destacou que a todos os artistas que se apresentaram nos diferentes eventos foram pagos, sem que a Prefeitura tenha recebido nenhuma reclamação a esse respeito.

Após a reunião, o secretário falou brevemente com a imprensa. “Foi uma reunião muito esclarecedora. Fico muito feliz com o resultado”, avaliou ele.

De acordo com o vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, a reunião desta tarde também foi acompanhada por um procurador e por dois contadores que atuam na Câmara Municipal como servidores efetivos. “Eles vão analisar e depois da analise técnica deles que nós vamos voltar a conversar para ver os possíveis apontamentos que eles vão fazer. Se tiver alguma irregularidade, nós vamos tomar uma providência no que compete ao serviço de vereador e da comissão”, explicou Joi.
 
 

 
 
 
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »