20/04/2017 às 00h00min - Atualizada em 20/04/2017 às 00h00min

Americana confirma primeira morte por Febre Amarela

Redação
Ilustrativa
A Secretaria de Saúde de Americana confirmou hoje (19) a primeira morte por Febre Amarela. O resultado positivo para a doença foi dado pelo Instituto Adolfo Lutz. Trata-se do paciente, Ricardo Luiz Silveira, que se encontrava internado no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi e faleceu no dia 11de abril. O método utilizado para o exame laboratorial foi Enzimaimunoensaio, cujo resultado deu REAGENTE para Febre Amarela.
 
Segundo a Pasta, a doença não foi contraída dentro do município, sendo tratado como um caso importado. Os locais prováveis de infecção são os municípios de Amparo ou Monte Alegre do Sul, ambas as cidades com notificações de casos da doença. O paciente era representante comercial e esteve nessas regiões, seis dias antes do início dos sintomas.
 
Por se tratar de um caso importado, o município de Americana não irá alterar o esquema de vacinação em andamento, sendo de 50 doses por período em 6 unidades de saúde, conforme esquema abaixo:
 
Período da manhã – distribuição das senhas às 7h30
 
Segunda Quarta Sexta
UBS Jd. São Paulo e Pq. Gramado UBS Jd. São Paulo e Pq. Gramado UBS Jd. São Paulo e Pq. Gramado
 
Período da tarde – distribuição das senhas às 13h30
 
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
UBS Jd. Brasil e São Vito Farmácia Central e UBS São Domingos UBS Jd. Brasil e São Vito Farmácia Central e UBS São Domingos UBS Jd. Brasil e São Vito
 
De janeiro até a segunda semana de abril foram aplicadas 7.824 doses da vacina contra a Febre Amarela.
 
A Unidade de Vigilância em Saúde (UVISA), por meio da equipe de controle da Dengue já realizou um bloqueio mecânico nas imediações da residência do paciente, no bairro Frezzarim, sendo que na ocasião foram vistoriados 201 imóveis em 15 quarteirões, NÃO SENDO identificado nenhum caso suspeito. A SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) irá realizar, amanhã, um bloqueio com aplicação de inseticida nessa área.
 
Vale ressaltar que não há nenhum caso registrado de Febre Amarela urbana no Brasil nas últimas décadas e o município está seguindo rigorosamente as orientações e protocolos da Secretaria Estadual da Saúde e Ministério da Saúde.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »