13/07/2018 às 10h05min - Atualizada em 13/07/2018 às 10h05min

Feira de Artesanato "Estação Artesanal" será mensal em Santa Bárbara

Assessoria de Imprensa / Fundação Romi
Foto: Divulgação

A feira de arte, cultura e gastronomia, intitulada “Estação Artesanal”, é uma iniciativa da Estação Cultural da Fundação Romi. Com o foco em movimentar a economia criativa local, esta que marca a 10º edição do evento também marca sua mudança de calendário. Antes, a mostra de trabalhos manuais acontecia trimestralmente e, a partir desta, passa a acontecer mensalmente, sempre no segundo final de semana de cada mês.
 


Regulamentada por um edital, a “Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia” encerra suas inscrições no domingo, dia 15 de julho. Na próxima quinta-feira, 19, o Comitê Técnico da Estação Cultural irá selecionar os aprovados – aqueles que cumpriram os requisitos publicados no EDITAL EC0005/2018 CHAMADA PÚBLICA PARA ARTESÃOS ESTAÇÃO ARTESANAL MENSAL – SEGUNDO SEMESTRE DE 2018 disponibilizado na página Editais, no portal da Fundação Romi, através do link www.fundacaoromi.org.br/editais. Na sequência, em 20 de julho, a lista dos aprovados também será publicada.

A próxima edição da “Estação Artesanal” está marcada para os dias 11 e 12 de agosto. No sábado, a feira de arte, cultura e gastronomia acontece das 10 às 17 horas e, no domingo, das 8 horas ao meio dia. Segundo Vainer Penatti, Superintendente da Fundação Romi, a proposta desta iniciativa é expandir a expressão cultural, fomentar a geração de renda e movimentar a economia criativa local. “Acreditamos que a ‘Estação Artesanal’, ao longo de suas edições e, principalmente, a partir desta nova configuração, firme-se como um importante evento no calendário municipal e exerça sua função enquanto respeitável mecanismo de exposição, aprimoramento e comercialização de trabalhos manuais, fortalecendo a sustentabilidade deste eixo cultural”. 

Direcionada aos trabalhadores manuais que atuam com formas de expressão artesanal, acumula relatos como os da artesã Gessy Aparecida Ferreira Gonçalves, que produz tortas e empadas, já participou de quatro edições e está inscrita novamente para participar das próximas edições. “Para mim é uma grande oportunidade. Não só pra mim... Mas para todas as outras pessoas também. Podemos mostrar nossos produtos! O quê me deixa muito feliz é saber que as pessoas gostaram do meu próprio trabalho. Eu melhorei meu produto, a apresentação dele e recebi mais encomendas depois que comecei a participar da feira”, conta Gessy. "A gente aprende coisas novas, conhece mais pessoas e ainda complementa a renda com um dinheirinho extra".

Serviço
A próxima edição da “Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia” acontece nos dias 11 e 12 de agosto. No sábado das 10 às 17 horas e, no domingo, das 8 horas ao meio dia. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste. O atendimento é de terça a sexta-feira, das 9 às 18h, aos sábados das 8 às 17h e, aos domingos, das 8h ao meio dia. Mais informações também podem ser obtidas pelo site
www.fundacaoromi.org.br/EstacaoCultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. 

Sobre a Estação Cultural
Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830.
www.estacaocultural.org.br.

Sobre a Fundação Romi
Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d'Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555.
www.fundacaoromi.org.br


Notícias Relacionadas »
Comentários »