10/07/2018 às 18h06min - Atualizada em 10/07/2018 às 18h06min

Rua de Americana está sem iluminação e calçamento há mais de 10 anos

Amanda Sabino - [email protected]
Foto: Leonardo Servilha Gonçalves
Uma rua sem nenhuma iluminação pública preocupa moradores do bairro Parque das Nações, em Americana. Segundo eles, há mais de 10 anos o trecho da Rua Índia - compreendido entre a Avenida Estados Unidos e a Rua Japurá - fica sem nenhuma visibilidade quando escurece, o que aumenta a falta de segurança no local, que fica próximo ao Parque Natural Municipal da Gruta Dainese.
 
Para piorar a situação, não há calçadas na via. Todas as noites pedestres passam apressadamente pelo local com lanternas para iluminar o caminho. Moradores contam que diversos animais já foram atropelados por motoristas em função da falta de visibilidade, que favorece também a ação de bandidos.  
 
De acordo com o estudante Leonardo Servilha Gonçalves, de 16 anos, que mora no bairro, quem passa pelo local precisa ‘ficar esperto’ para desviar de carros e não ser assaltado. “É um problema de mais de uma década. Não tem sequer um foco de iluminação pública. Sem falar das calçadas irregulares. Eu, por exemplo, estudo no período noturno e todos os dias tenho que ir e voltar por essa rua. É muito comum os veículos desviarem, não só de mim, mas de todos os estudantes e moradores que também precisam utilizar essa rua para ir de um bairro ao outro. Inclusive, tive que comprar uma lanterna para reduzir os riscos, tanto de atropelamentos, assaltos”, contou.
 
Outra preocupação dos moradores são os animais peçonhentos, uma vez que a rua fica a poucos metros da Gruta Dainese. “Por ser perto da Gruta Dainese, essa rua tem diversos escorpiões, cobras e outros animais peçonhentos. Sem a iluminação, o risco de ser picado por esses animais é muito grande”, disse o estudante.
 
Segundo Gonçalves, os moradores já pediram providências para a prefeitura, mas foram informados que o trecho não é regularizado. “Como pode eles falarem que o trecho não é regularizado se os ônibus circulares trafegam por ali e a CPFL também usa o local para passar os cabeamentos”, questionou.
 
O vereador Gualter Amado (PRB) afirma que já enviou diversos ofícios à prefeitura e que a resposta é sempre que a via é irregular e que estao sendo feitos estudos para melhorias. “Essa rua corta um parque natural municipal de nossa cidade e liga o Parque das Nações ao São Roque. Contudo, como essa rua não existe no mapa da cidade de Americana a prefeitura diz que ela é irregular. Mas, vale lembrar que essa rua é utilizada pelas linhas de ônibus e para passagem de energia elétrica da CPFL. Diversas pessoas utilizam o local para ir e vir todos os dias e não existe calçamento, tampouco iluminação. É uma rua improvisada e já passou da hora do executivo fazer algo no local em benefício da população que utiliza o trecho. Desde o início do nosso mandato cobramos isso e a resposta é sempre a mesma: que a rua é irregular e que estão sendo feitos estudos para melhorias, mas isso nunca acontece”, explicou.

Gualter contou, ainda, que o problema no local é antigo. “Há anos fica nesse impasse, a prefeitura diz que a rua é irregular, mas o transporte público utiliza e a CPFL também. Então, não entendemos por que a prefeitura não faz uma rua digna para as pessoas que passam todos os dias por ali”, disse o vereador.
 
Questionada sobre o assunto, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos informou, por meio de nota, que “o trecho é asfaltado e, embora não haja guias e sarjetas, existe uma faixa lateral que permite a circulação de pedestres”.
 
A nota também diz que “os serviços de iluminação estão no cronograma da secretaria e deverá ser instalada em breve”.
 

Notícias Relacionadas »
Comentários »