03/07/2018 às 15h51min - Atualizada em 03/07/2018 às 15h51min

Santa Bárbara tem uma morte e oito casos suspeitos de febre maculosa

Amanda Sabino - [email protected]
Foto: Reprodução
A cidade de Santa bárbara d’Oeste tem dois casos positivos, sendo uma morte, de febre maculosa. De acordo com a Secretaria de Saúde, oito casos ainda aguardam o resultado dos exames pelo Instituo Adolfo Lutz. Americana também registrou sete mortes em função da doença neste ano.
 
Entre os dois casos de febre maculosa, um é de um homem de 38 anos que morreu no dia 7 e junho. Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa da prefeitura, “a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d'Oeste informa que em 2018 foram registradas 16 notificações suspeitas para Febre Maculosa no Município, sendo 6 com resultado negativo e oito notificações suspeitas que seguem aguardando resultado. Foram registrados 2 casos positivos para a doença com um óbito confirmado”.
 
Monitoramento
Os setores de Vigilância Epidemiológica e Centro de Controle de Zoonoses de Santa Bárbara realizam periodicamente um mapeamento para identificação das áreas de risco e áreas de transmissão da doença.
 
De acordo com a Secretaria de Saúde, todas as áreas de risco e áreas de transmissão no município possuem placas de identificação com alertas para a população sobre os locais com a presença de carrapato-estrela (transmissor da doença).
 
Cercamento de APP
Na semana passada, vereadores, representantes do Executivo e moradores do bairro Jardim Icaraí se reuniram na câmara para discutir medidas para afastar as capivaras das residências do bairro e, consequentemente, reduzir o risco de transmissão da febre maculosa. (Veja matéria aqui)
 
Na ocasião, os moradores solicitaram que a Área de Preservação Ambiental (APP) existente no local fosse cercada pela prefeitura para conter as capivaras.
 
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o material para a construção da barreira física que separará os animais das residências já está sendo adquirido para realização do serviço.

Notícias Relacionadas »
Comentários »