28/06/2018 às 17h52min - Atualizada em 28/06/2018 às 17h52min

Trenzinhos de Santa Bárbara não têm alvará de funcionamento

Amanda Sabino - [email protected]
Foto: Reprodução
Popular entre pais e crianças, os transportes recreativos e de passeios turísticos de Santa Bárbara d’Oeste, conhecido como trenzinhos, não possuem alvará de funcionamento. O problema, de acordo com o vereador Joi Fornasari (SDD), se deve em função da impossibilidade do cumprimento de uma legislação de 2017, que exige que os proprietários contratem seguro para terceiros.
 
De acordo com o vereador, dois proprietários de trenzinhos do município o procuraram para informar que estão irregulares em função das seguradoras não fazerem esse tipo de seguro para a modalidade. “Eles querem trabalhar regularmente, mas não conseguem fazê-lo em função dessa lei que exige um seguro que não é feito pelas seguradoras para esse tipo de transporte”, disse o vereador.
 
Em função disso, Joi criou um projeto de lei que retira a obrigatoriedade de contratação de seguro com cobertura para terceiros, mas mantém a necessidade do seguro para os passageiros transportados. O projeto foi aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária da última terça-feira. “Os proprietários de trenzinhos me trouxeram um documento por escrito, emitido pelas seguradoras, que diz que esse tipo de seguro contra terceiros não é feito, afinal, contra terceiros já existe o DPVAT. E para que essas pessoas possam trabalhar dentro da lei e obtenham o alvará de funcionamento é necessário alterar a lei de 2017”, explicou.
 
Segundo o parlamentar, a atual situação está complicada tanto para os proprietários dos quatro trenzinhos do município quanto para a própria fiscalização. “Está difícil para os proprietários, que querem regularizar, e para a própria fiscalização, que não consegue trabalhar fiscalizando uma exigência de um seguro que não existe na prática”, falou.
 
Com o projeto aprovado pelos vereadores, caberá agora ao prefeito Denis Andia (PV) sancionar a lei.

Notícias Relacionadas »
Comentários »