25/05/2018 às 18h07min - Atualizada em 25/05/2018 às 18h07min

Santa Bárbara terá primeiro CAPS Álcool e Drogas 24h da região

Amanda Sabino - [email protected]
Foto: Amanda Sabino / Portal Atualidade
A cidade de Santa Bárbara d’Oeste terá o primeiro Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas 24h (CAPS AD III) da região. Na manhã desta sexta-feira (25), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado Cauê Macris (PSDB), visitou as obras do local, acompanhado do vereador Rafael Macris (PSDB) e do vice-prefeito de Americana, Roger Willians.
 
A construção do CAPS AD III, que está em andamento, possui um investimento de R$ 2,6 milhões, repassados pelo governo estadual. “Trata-se de mais uma parceria intermediada pelo deputado federal Wanderley Macris, por mim e pelo governador Geraldo Alckmin. O governo do estado investiu mais de R$ 10 milhões em obras para a cidade de Santa Bárbara”, disse Cauê.
 
Segundo o deputado, o local atenderá mais de 2 mil pessoas com problemas com álcool e drogas e a previsão é que esteja funcionando em cerca de 60 dias. “O prédio já está pronto e os mobiliários já chegaram. O estado passará o prédio pronto e equipado para que a prefeitura possa fazer a gestão do serviço. Acredito que em 60 dias, no máximo, Santa Bárbara tenha um CAPS AD III para atender as pessoas que têm problemas constantes com álcool e drogas”.
 
A secretária de Saúde, Lucimeire Coelho Rocha, também acompanhou a visita de Cauê e falou sobre a importância da obra para o município. “É uma obra de grande importância para o município, pois terá psicólogos, enfermeiros, psiquiatras e todos os demais profissionais necessários para o tratamento dos dependentes químicos”, explicou.
 
CAPS AD III
O Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas 24h (CAPS AD III) oferece tratamento ambulatorial com Plano Terapêutico Individualizado, de acordo com as necessidades avaliadas para cada paciente.
 
O tratamento intensivo no CAPS AD III pode incluir a utilização de leitos, além da oferta assistência aos familiares de usuários de drogas, com orientação e apoio especializados.

Os usuários devem identificar/reconhecer prejuízos em alguma área de sua vida (saúde, social, familiar, profissional, financeira) decorrentes o uso de álcool ou outras drogas, tornando-se corresponsáveis pelo seu tratamento.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »