21/05/2018 às 14h45min - Atualizada em 21/05/2018 às 14h45min

Após grave acidente, médica supera barreiras e volta atender na rede municipal de saúde de Sumaré

Comunicação | Sumaré
Foto: Divulgação / Comunicação | Sumaré
Superação! É a palavra que define a história da médica Bárbara Fernandes Carrasco da Silva. Após um grave acidente de trânsito, resultando na amputação de uma perna,  há um mês a médica foi liberada para trabalhar, retornando à equipe clínica de Sumaré. Desde abril, a profissional atua clínica geral no CIS Nova Veneza.

Bárbara começou trabalhar em Sumaré em 2014, como cirurgiã infantil e plantonista na UPA Macarenko, na região central. Em setembro de 2016, em um acidente na Rodovia Adhemar Pereira de Barros, conhecida como Campinas-Mogi Mirim, foi arrastada por um ônibus e ficou gravemente ferida. Foram 10 dias em coma, 27 cirurgias, resultando na amputação da perna direita, e 4 meses na UTI do Hospital da Unicamp, até conseguir voltar para casa.

 

Após um longo tratamento e período de adaptação, Bárbara está de volta a Sumaré, dedicando-se à saúde dos munícipes. “Ao voltar pra casa precisei reaprender a viver. Mudou toda a minha rotina e dos meus pais e marido. Precisamos nos adaptar e adequar às novas situações, vivenciando novas dificuldades, como em relação à acessibilidade, por exemplo. Porém, em nenhum momento pensei em deixar de trabalhar ou me afastar. Durante todo o tratamento, não via a hora de poder retornar aos serviços. Foram muitos anos de estudo e dedicação para interromper por causa de uma fatalidade. Claro que no início foi muito difícil e dolorido, fiquei muito triste, mas o apoio da minha família, marido e amigos, além do amor pela medicina foram minha fortaleza e incentivo para superar as barreiras. É importante que, apesar de ser uma tragédia, não é o fim de tudo, é possível darmos a volta por cima e superar tudo, vivendo normalmente e sem privações ”, disse a médica.

Foi com grande alegria que a Prefeitura de Sumaré recebeu Bárbara, oferecendo todo o suporte material e emocional necessário. “Investimos na humanização da saúde, não apenas no atendimento dos nossos munícipes, mas na assistência aos colaboradores, que dedicam seus dias aos cuidados da população. Recebemos com grande alegria a notícia do retorno da Bárbara, que irá agregar muito ao nosso corpo clínico, tanto na parte médica quanto no âmbito social e pessoal, pois nossos profissionais podem aprender mais  sobre a ajuda mútua, inclusão e superação. O resultado é o crescimento pessoal de todos. Contar com os serviços da Bárbara novamente mostra que é possível superar os problemas e construir uma trajetória positiva. Isso é o respeito e a valorização do profissional”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Bárbara tem 34 anos, nasceu em São Paulo e há quatro anos mora em Campinas. Formou-se em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, onde também cursou a especialização em cirurgia geral  e laparoscópica. Na PUC - Campinas, realizou a especialização em cirurgia infantil.  Além do CIS Nova Veneza, a médica também atende no Hospital Celso Pierro e em um consultório particular em Campinas.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »