15/04/2017 às 18h55min - Atualizada em 15/04/2017 às 18h55min

Vacinação contra a Gripe começa na segunda-feira

Redação
Reprodução
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe tem início na próxima segunda-feira, (17). Neste ano, as cidades de Santa Bárbara, Nova Odessa, Americana e Sumaré seguem as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, com a divisão das datas dos públicos-alvo.
 
Abrindo a Campanha, na segunda – feira, as doses estarão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para os trabalhadores da área de saúde que atuam nos Hospitais.
A partir do dia 24 de abril serão vacinados os trabalhadores da área de saúde dos serviços públicos e privados e as pessoas com 60 anos ou mais.
 
De 02 a 7 de maio, será a vez das gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e crianças (entre 6 meses e menores de 5 anos);
 
A partir de 8 de maio serão vacinadas as pessoas com comorbidades; e a partir de 15 de maio receberam as doses os professores e todos os demais grupos.
 
O Dia D da Campanha será realizado no dia 13 de maio (sábado), com doses disponíveis ao público-alvo nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e em alguns postos móveis no horário das 8 às 17h00. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar 90% desta população, considerada de risco para complicações por gripe.
 
VACINA

A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e influenza B. A Campanha de Vacinação Contra a Gripe acontece até o dia 23 de maio. É indicada antes da chegada do inverno,  período em que a transmissão dos vírus Influenza é maior. A gripe ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas por pessoas contaminadas ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
 
Além da vacina, a prevenção engloba também a adoção de cuidados simples, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
 
Os sintomas da gripe são: febre, tosse, dor na garganta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
 
A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »