08/05/2018 às 16h18min - Atualizada em 08/05/2018 às 16h18min

​Tivoli Shopping recebe exposição fotográfica em comemoração aos 200 anos de S. Bárbara

Amanda Sabino
Foto: Vinicius Bizari (Portal Atualidade)
A partir desta terça-feira (08), o Tivoli Shopping recebe a exposição fotográfica itinerante “CEDOC em Movimento”, iniciativa do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi que celebra os 200 anos de Santa Bárbara d’Oeste.

Patrocinado pela Caixa Econômica Federal através do Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro, o projeto “CEDOC em Movimento” visa mostrar aos moradores de Santa Bárbara e das cidades vizinhas um recorte histórico da cidade ilustrado por meio de uma série de fotógrafos e amantes da fotografia de três dos mais importantes pontos turísticos de Santa Bárbara. A exposição histórico-fotográfica, em comemoração aos duzentos anos de fundação da cidade de Santa Bárbara d´Oeste, circulará por outros pontos da cidade, além de espaços culturais em Nova Odessa, Sumaré, Campinas e Piracicaba.

Durante a cerimônia de abertura da exposição, realizada nesta terça-feira (08), o superintendente da Fundação Romi, Vainer João Penatti, falou sobre a importância da mostra para o município. "A exposição vem representar pontos históricos importantes de nossa cidade, além de marcar o início das comemorações dos 200 anos de Santa Bárbara d'Oeste. Essa exposição é muito importante para o passado, o presente e o futuro de nossa cidade e a nossa responsabilidade, enquanto fundação, é a de contar e guardar essa história, além de fazer com que todas as pessoas, barbaresenses ou não, conheçam essa história", disse.  

Para o prefeito Denis Andia, que também esteve na abertura do evento, a exposição serve como estímulo para que outras pessoas continuem fazendo registros fotográficos do município que, futuramente, servirão para contar a história de Santa Bárbara d'Oeste. "É mais um presente que o município recebe e temos que agradecer à Fundação Romi e ao Tivoli Shopping que cede o espaço para abertura dessa exposição tão importante, que passará também por outros municípios de nossa região. Trata-se de um importante registro e coletânea dos momentos registrados. Essa iniciativa que a fundação nos proporciona também é um estímuilo para que as pessoas, por meio de seus celulares e equipamentos, registrem e p´publiquem em suas redes sociais, por exemplo, outras imagens de nossa cidade para que, futuramente, as pessoas possam conhecer como era santa Bárbara d'Oeste na época de comemoração de seus 200 anos", explicou o prefeito.  

O gerente geral do Tivoli, Gustavo Nottolini Salvagnini, destacou que a história do empreendimento e do município se fundem. "Para nós é uma honra que o Tivoli Shopping tenha sido escolhido como o local de inauguração dessa exposição itinerante e poder divulgar uma história tão rica quanto a de Santa Bárbara d'Oeste, que completa 200 anos. O Tivoli completa 20 anos em novembro e a história do shopping faz parte da história da cidade como um todo". 

A jornalista e assessora de imprensa do Tivoli Shopping, Cássia Gargantini, comentou que a exposição é uma das ações para que o empreendimento se torne também um centro de cultura e lazer, além de um centro de compras. "Para nós é um prazer e sempre será um grande desafio atender um shopping como o Tivoli. A Gargantini é uma empresa de varejo e o Tivoli foi uma grande surpresa positiva para nós. Agarramos com unhas e dentes a oportunidade de fazer um evento como esse, que apresenta o Tivoli como um centro de cultura e lazer, não só num espaço de lojas, para toda a população de Santa Bárbara, Americana e das demais cidades da região. A ideia é que as pessoas também venham ao shopping em busca de cultura e de conhecimento. Por isso, essa exposição do Cedoc tem tudo a ver com esse momento do shopping. Além disso, o shopping está aberto a novas parcerias para a realização de outras exposições e eventos que proporcionem acesso gratuito da população à cultura e ao lazer", destacou. 

Baú de História
Quarenta escolas, públicas e privadas, de Ensino Fundamental I de Santa Bárbara d´Oeste poderão, gratuitamente, se inscreverem nesta etapa do projeto “CEDOC em Movimento”. Os participantes inscritos serão submetidos a um treinamento para que compreendam os itens integrantes do “Baú da História”, meios e formas de manuseio, atividades extras, além de técnicas de contação de história. Tudo isso voltado a potencializar os conteúdos que professores e coordenadores desenvolverão em suas respectivas escolas.
 
Diretores e coordenadores escolares que queiram mais informações acerca do “Baú da História” e tenham interesse em participar desta etapa do projeto “CEDOC em Movimento”, podem acessar o site do CEDOC, através do link www.fundacaoromi.org.br/cedoc, na página Baú da História e realizar contato com a equipe da CEDOC da Fundação Romi. O Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi está localizada na Avenida João Ometto, 118, no Jd. Panambi em Santa Bárbara d´Oeste. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (19) 3499-1558.

SERVIÇO 
Cedoc em Movimento no Tivoli Shopping 
Data: de 8 a 27 de maio
Local: Expansão (próximo às lojas Renner e Riachuelo)
Entrada Gratuita

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »