25/04/2018 às 09h25min - Atualizada em 25/04/2018 às 09h25min

Área de Preservação Ambiental é alvo de incêndio criminoso em S. Bárbara

Amanda Sabino
Fotos: Antônio Carlos Vianna de Barros
Na noite de terça-feira (24) uma Área de Preservação Ambiental (APP) do bairro San Marino, em Santa Bárbara d’Oeste, sofreu um incêndio criminoso. O local pegou fogo por aproximadamente 1h30  até as chamas serem contidas pelo Corpo de Bombeiros.
 

Segundo informações do morador Antônio Carlos Vianna de Barros, de 59 anos, diversos animais que vivem na APP, como pássaros, foram atingidos pelo incêndio, que apresentava vários focos em toda a extensão da área, o que, segundo o Corpo de Bombeiros, indica que tenha sido proposital. 

Muitos motoristas que passaram em frente ao incêndio acionaram o Corpo de Bombeiros, que conseguiu conter o fogo por volta das 23 horas. 

Barros informou também que constantemente a APP sofre com descarte irregular de lixo e entulhos (o que contribui para que algumas pessoas ateiem fogo no local) e que os moradores já pediram uma intensificação da fiscalização por parte da Secretaria de Meio Ambiente e da prefeitura como um todo.

A Prefeitura, por meio da assessoria de imprensa, informou que o patrulhamento da Guarda Civil Municipal e o monitoramento da Fiscalização é realizado constantemente no município, inclusive, nesta semana um descarte irregular foi flagrado em área entre o São Camilo e o Jardim Europa (veja matéria aqui).

Segundo a prefeirtura, "o descarte de resíduos em área pública é crime e o cidadão responsável pela prática está sujeito às sanções previstas em Lei - entre elas multa de R$ 2.727,87 e recolhimento do veículo utilizado. A Prefeitura pede, ainda, a conscientização de todos sobre a proibição de descartes em área pública. Caso alguma ação seja flagrada, o munícipe pode entrar em contato com a Guarda Municipal ou setor de Fiscalização para que medidas cabíveis possam ser tomadas. Os telefones para contato são 0800.772.8383 e 153 (Guarda) e 3463.7878 (FOP)".

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »