17/04/2018 às 17h15min - Atualizada em 17/04/2018 às 17h15min

S.Bárbara participa do Pacto Nacional de Alfabetização

Prefeitura de Santa Bárbara
Foto: Divulgação
Santa Bárbara d´Oeste participa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, um compromisso assumido entre Governo Federal, do Estado e Municípios para assegurar a alfabetização das crianças até os oito anos de idade. Mais de 400 professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino participam da formação entre os meses de março e maio.
 
O objetivo é implantar estratégias didático-pedagógicas que permitem às crianças, a consolidação das competências e das habilidades de leitura, escrita e matemática, previstas em cada ano do Ciclo de Alfabetização, tendo como foco principal a aprendizagem.
 
"A adesão a esse programa demonstra o compromisso da Administração Municipal para garantir a alfabetização na idade certa de todas as crianças da rede de ensino e o empenho dos educadores para garantir uma ótima qualidade de ensino. O foco da Secretaria de Educação na formação tem repercutido nos ótimos índices de desempenho dos alunos da Rede Municipal de Ensino nas avaliações externas como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, ressaltou a secretária de Educação Tânia Mara da Silva.
 
Organizado e coordenado pela Equipe Técnica Pedagógica da Secretaria de Educação, a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização acontece nas dependências da Secretaria e no CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) "Leonel de Moura Brizola", no Jardim Santa Rita. Os encontros ocorrem semanalmente no horário de estudo pedagógico dos professores, com conteúdo específico para cada série, do Jardim 1 ao 3º ano de Ensino Fundamental.
 
Os docentes recebem orientação para aplicação das propostas em sala de aula, favorecendo o diálogo entre teoria e prática e melhorando o desempenho dos alunos na leitura, escrita e resolução de problemas. As atividades promovem também a socialização de ideias envolvendo as disciplinas.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »