17/04/2018 às 12h04min - Atualizada em 17/04/2018 às 12h04min

Exemplo dos pais é fundamental para estimular hábito da leitura entre as crianças

Ivone Moreira
ImPauta Comunicação
Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira, 18, comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. A data, uma homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato, também serve de inspiração para estimular o hábito da leitura entre as crianças. Para o escritor de literatura infantil James Misse, o exemplo dos pais é essencial para incentivar os pequenos. “Se o pai não lê, dificilmente a criança terá interesse pelos livros. O exemplo é fundamental. E a leitura precisa se tornar uma prática de entretenimento. Assim como paramos para assistir TV para nos divertir, precisamos ter um tempo para a leitura porque os livros também proporcionam muita diversão”, avalia.

Nesta semana, o escritor esteve na Escola Integrada Educativa, em Sumaré, onde participou de um pocket show para os alunos. A iniciativa da escola é justamente proporcionar experiências diferentes para incentivar a leitura entre os estudantes. Além da apresentação do escritor, a escola está realizando uma Feira de Livro com títulos diferentes para diversas idades.

 

A coordenadora pedagógica Maristela Ordonhes lembra que este ano a Escola Integrada Educativa ampliou as ações voltadas para a leitura. Um dos investimentos é a Sala de Leitura que proporciona aos estudantes uma agradável experiência ao ler. Na sala, o aluno pode sentar no chão, nos puffs ou até ler deitado, se preferir.  É só escolher o livro, se aconchegar nas almofadas e curtir a história.

Na Sala de Leitura também há grandes bolsas de livros, espécie de biblioteca móvel, que são levadas para a leitura em sala de aula. “A escola está sempre preocupada em inovar e ampliar estas ações para que os alunos também se interessem pela leitura dos livros, e não apenas pela leitura em celulares ou computador”, comenta.

A estudante Beatriz Silvério, 6 anos, conta que gosta muito de ler. Ela diz que adora levar para a sala de aula as grandes sacolas com os livros. “Tem muitas histórias para escolher aqui”, diz.

Estatísticas
O brasileiro que se considera leitor lê apenas 4,96 livros por ano – sendo que 2,43 livros são lidos inteiros e 2,53 em partes. Os dados são da última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. O estudo mostra ainda que 44% da população não lê.  

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »