12/04/2018 às 17h18min - Atualizada em 12/04/2018 às 17h18min

ONU e especialistas destacam importância da criatividade

Relevância do tema motivou o órgão a estabelecer o Dia Mundial da Criatividade

Paulo Campos
Vira Comunicação
Foto: Divulgação

Presente em 50 países, o Dia Mundial da Criatividade (DMC) acontecerá em 21 de abril, data definida pela ONU. O dia celebra o uso da criatividade e inovação para o alcance dos ‘17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)’ que a própria entidade estabeleceu em 2015. Assegurar uma vida saudável, promover o bem-estar para todos, proteger o patrimônio cultural, reduzir impacto ambiental, gerir melhor recursos e resíduos são apenas algumas das metas que devem ser implementadas por todos os países participantes até 2030.

 

Tanto na iniciativa privada quanto na pública, a criatividade tem, a cada dia, sido mais fundamental para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. O Dia Mundial da Criatividade foi idealizado inicialmente em 2001 no Canadá pela acadêmica Marci Segal.

 



Os esforços pela criatividade acontecem nas esferas pública e privada. Na cidade de São Paulo, o Fab Lab Livre SP é um programa da Prefeitura que fornece 12 espaços colaborativos e criativos, totalmente gratuitos, onde o cidadão possui acesso livre, por meio de tecnologia de ponta, para desenvolver ideias e projetos nos cursos e oficinas. O cidadão pode criar quase tudo, de uma pequena escultura a um drone, robô ou prótese. No local acontecem cursos e oficinas como modelagem 3D, robótica e marcenaria, eletrônica e fabricação de projetos, que duram entre 4 e 96 horas. Não há restrição de idade, basta levar uma ideia ou projeto.

 

A 3M, empresa fundada em 1902 nos Estados Unidos, segue até os dias atuais figurando nas principais listas das empresas mais inovadoras do mundo, com seus mais de 50 mil produtos e mais de 100 mil patentes, por que está em seu DNA, na sua cultura e nos seus processos internos, o incentivo à criatividade e à inovação como motor do seu desenvolvimento e de sua sobrevivência. Em 2018, a fita crepe, inventada por um engenheiro da empresa, completa 95 anos e nasceu de um esforço criativo do engenheiro Richard Drew, que enfrentou um problema de um cliente, que precisava cobrir partes de um automóvel que seria pintado de duas cores.

 

Exemplos como estes mostram porque a criatividade é a palavra que a Organização das Nações Unidas (ONU) acredita ser a saída para a prosperidade comum e o bem-estar para todos até 2030.


“Através de palestras de especialistas e acadêmicos, demonstração de cases empresariais, startups criativas, negócios sociais, sucesso de ONGs e pessoas inspiradoras, hoje entendemos que é preciso investir tempo, atenção, recursos e energia para a construção de uma nova economia. A programação do DMC 2018 envolverá muita criatividade e inovação”, explica o psicólogo Lucas Foster, idealizador do Prêmio Brasil Criativo e um dos principais nomes da economia criativa no Brasil.

 

Para Luiz Serafim, Head de Marketing da 3M do Brasil, a criatividade faz conexão com o sentido da vida, com o propósito de se engajar e procurar uma saída, assim como Drew fez em 1923. “A criatividade adiciona valor para um produto. Um produto, empresa ou serviço só sobrevive na economia atual se agregar um valor que apenas a criatividade pode trazer. Empresas que não pensam criativamente tendem a morrer logo. O DMC é importante em diversas escalas, para um estudante é uma visão de futuro, para um artista é uma vitrine e para alguém cansado, desiludido, um possível renascimento”, complementa Serafim.

 

Sobre o DMC, Foster destaca que a participação das pessoas e ver que cada dia mais se entende a necessidade de iniciativas criativas pelo Brasil é fundamental. “Com a #dmc2018 poderemos medir a importância e a dimensão da criatividade para o público brasileiro”. Para Janara Lopes, fundadora da IdeaFixa, “Inserir o Dia da Criatividade no calendário mundial é celebrar a maior ferramenta  humana de resistência”. O evento acontecerá em São Paulo(SP), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Teresina (PI), Salvador (BA), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Caxias do Sul (RS), Vitória (ES), Caruaru (PE) e Recife (PE).


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »