12/04/2018 às 10h19min - Atualizada em 12/04/2018 às 10h19min

GAMA resgata cães abandonados e machucados em sítio de Americana

Amanda Sabino - [email protected]
Foto: Sérgio Evangelista
No início desta semana, a Guarda Municipal de Americana (GAMA) resgatou dois cães que sofriam maus tratos em um sítio localizado na Estrada da Balsa. Segundo os guardas, o proprietário vai ao sítio esporadicamente e os animais estão abandonados no local.
 
De acordo com o patrulheiro Evangelista, após receber denúncia de frequentadores de um pesqueiro nas proximidades do sítio, na segunda-feira (09) o Grupo de Proteção Ambiental (GPA), da GAMA, foi até o local, onde havia diversas vacas e cães, alguns debilitados e machucados, indicando possível abandono e maus tratos. O vereador Guilherme Tiosso (PRP) também participou da ação.
 
Ao chegar no local, os guardas encontraram um cachorro com fratura em uma das patas, provavelmente causado após o animal ser pisoteado pelas vacas que convivem no mesmo espaço. Uma cadela no cio que, por estar no meio dos demais cães, encontrava-se bastante debilitada, também foi resgatada pelo GPA. Os dois animais foram levados pelos guardas ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de Americana.
 
A guarda apurou que o proprietário do sítio e dos animais, cuja identidade não foi revelada, ‘arrenda’ o espaço e vai ao local esporadicamente, deixando os animais sem cuidados, comida e água. Foi elaborado um Boletim de Ocorrência, porém o homem, que reside em Americana, não foi localizado até o momento.
 

Segundo a Prefeitura de Americana, o cão com fratura na pata precisou ser imobilizado e a cadela, que está no cio, apresentava quadro febril. “Ela foi medicada e será castrada assim que estiver com a saúde restabelecida. Ambos os animais estão sob acompanhamento veterinário, sendo que o prognóstico é favorável”, informou o órgão, por meio da assessoria de imprensa.
 
Questionada sobre uma possível punição ao proprietário do sítio e dos animais, a prefeitura informou que “o CCZ ainda não recebeu cópia do boletim de ocorrência, portanto não há como informar detalhes da ação ou mesmo das condições da apreensão. O setor está aguardando a cópia do boletim para posterior autuação e abertura de processo administrativo contra o proprietário”.



Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »