08/04/2018 às 18h06min - Atualizada em 08/04/2018 às 18h06min

Oferta de vacina contra Febre Amarela será diária em Hortolândia

Prefeitura de Hortolândia
Foto: Divulgação

A partir de segunda-feira (09/04), a Prefeitura de Hortolândia passa a oferecer a vacina contra Febre Amarela diariamente em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Ao todo, o município conta com cinco unidades básicas: Santa Clara, Jardim Amanda, Novo Ângulo, Rosolen e Nova Hortolândia. As doses estarão disponíveis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. A medida garante a ampliação do acesso da vacina à população, uma vez que Hortolândia é considerada área de risco ampliado para a doença.

Nas USFs (Unidades de Saúde da Família), a aplicação da vacina será mantida como antes: a cada dia da semana, uma unidade faz a vacinação. O calendário com as datas, locais e horários de atendimento pode ser conferido abaixo.

Quem ainda não se vacinou contra Febre Amarela, pode ir a unidade de saúde mais próxima de casa e garantir a proteção, que vale pela vida toda. É preciso levar carteira de vacinação e comprovante de endereço ou documento que comprove vínculo de emprego na cidade. Não devem ser vacinadas crianças menores de nove meses, mães que amamentam, gestantes e idosos, além de pessoas com baixa imunidade, com exceção daquelas que receberam orientação médica para isso.

Desde janeiro, 16.650 mil pessoas foram vacinadas em Hortolândia. Neste ano, a Prefeitura registrou duas notificações de Febre Amarela, sendo que ambas foram descartadas após exames.

HISTÓRICO

A proteção contra Febre Amarela sempre foi oferecida, gratuitamente, na rede pública de saúde, sendo prioritária para pessoas que viajam para áreas onde há transmissão da doença. Em abril de 2017, a GVE (Gerência de Vigilância Epidemiológica) classificou Hortolândia como área de risco ampliado, com a recomendação de que toda a população da cidade seja vacinada. A Prefeitura, desde então, reforçou a oferta da vacina, inclusive com ações realizadas aos finais de semana, entre abril e junho do ano passado. Em outubro, durante a Campanha Nacional de Multivacinação, doses contra Febre Amarela também foram disponibilizadas no final de semana da ação. Neste ano, a oferta da vacina foi ampliada às USFs, uma vez que até o final de 2017 somente as cinco UBSs ofereciam a imunização.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »