04/04/2018 às 16h58min - Atualizada em 04/04/2018 às 16h58min

Creche de Santa Bárbara tem caso de meningite em criança de 1 ano

Amanda Sabino - [email protected]
Foto: Reprodução / Google Street View
A cidade de Santa Bárbara d’Oeste teve nesta semana um caso de meningite em um menino de 1 ano. A criança, que estuda em uma creche municipal, ficou internada no Hospital Unimed, em Americana.
 
Segundo informações da assessoria de imprensa do Hospital Unimed, trata-se de um caso de meningite viral e o menino já teve alta do hospital.

Em contato com o Portal Atualidade, a mãe do menino contou que foi um susto, mas que o filho está se recuperando em casa. Ela agradeceu também à equipe do hospital que cuidou do caso. "Foi um susto, mas agora ele está bem. P
rimeiramente, agradeço a Deus por tudo e, em segundo lugar, aos médicos e à equipe da Unimed, que assim que souberam do caso cuidaram muito bem dele", disse.
 
A criança estuda na creche ADI “Geraldo Rocha Campos”, no bairro Vila Linópolis. Ao Portal Atualidade, a diretora da escola, Vilma de Paula, confirmou o caso de meningite viral no menino. Segundo Vilma, “a situação está sob controle na unidade escolar”, porém ela disse que não poderia fornecer mais informações sobre o assunto, que cabe à Secretaria de Educação do Município.

Questionadas sobre o assunto, por meio da assessoria de imprensa da prefeitura, a Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Educação de Santa Bárbara responderam que "a
 criança está internada na unidade hospitalar para acompanhamento médico. Porém, exames realizados descartaram a possibilidade de meningite do tipo bacterinana". 

 
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos.
 
Segundo o Ministério da Saúde, as meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos.
 
No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no inverno e, das virais, no verão.
 
A meningite viral, adquirida pelo menino de 1 ano, é o tipo menos agressivo da doença e, consequentemente, possui taxa de mortalidade bem menor que a meningite bacteriana e a fúngica. Cerca de 11 mil casos de meningite viral são registrados por ano no Brasil.   

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »