27/03/2018 às 16h58min - Atualizada em 27/03/2018 às 16h58min

Banco de Sangue de Americana precisa de doadores O e A

Amanda Sabino - [email protected]
Foto: Divulgação
O Banco de Sangue do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, em Americana, está com baixo estoque de bolsas do tipo O e A.
 
De acordo com a enfermeira Josieli, que trabalha no local, o banco de sangue precisa de doadores dos tipos sanguíneos O+ e O- e A+ e A-. “Todos os dias, nós, profissionais do Banco de Sangue, realizamos uma checagem da demanda de transfusões e das bolsas disponíveis. Com base nessas informações, temos a noção dos tipos mais necessários e, com isso, evitamos desperdícios. O sangue e seus derivados têm prazo de validade e a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária é para que todo material coletado seja utilizado e não desprezado de forma alguma”, explicou a enfermeira.
 
Para doar sangue, é necessário seguir alguns critérios:
 
- Não estar em jejum;
- Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
- Evitar fumar pelo menos 2 horas antes da doação;
- Evitar o consumo de alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores à doação;
- Apresentar documento com foto válido no território nacional;
- O doador deve ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais;
- Necessário ter acima de 50 kg e estar bem de saúde.
 
Segundo a enfermeira, todos os doadores passam por uma triagem específica e, somente então, sabem se estão aptas ou não a doarem sangue. Quem está apto recebe um lanche após a doação e um atestado médico para o dia todo.
 
O Banco de Sangue está localizado na Avenida da Saúde, nº 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima e funciona de segunda à sexta, das 8 às 11h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3468 1739.
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »