25/03/2018 às 11h22min - Atualizada em 25/03/2018 às 11h22min

1° PhotoTruck do Brasil chega à Sumaré para oficinas de fotografia com alunos

Comunicação | Sumaré
Foto: Divulgação
A partir da próxima semana, alunos de quatro escolas da rede municipal de ensino de Sumaré receberão oficinas gratuitas de fotografia, ministradas no primeiro PhotoTruck do Brasil – uma unidade móvel que foi preparada para proporcionar uma experiência única aos alunos, ensinando a arte de fotografar. As primeiras oficinas acontecem nos dias 26 e 27 de março, com alunos da EM Nilza Thomazini, na região do Matão.

Todas as oficinas do PhotoTruck abordam um tema que seja de importância para a sociedade e, em Sumaré, o tema que será transformado em imagens pelas crianças é “Sustentabilidade e Meio Ambiente”. Além do atendimento aos alunos, o projeto, chamado de FotoArte, também capacitará cerca de 20 professores, incentivando o uso da fotografia como ferramenta de ensino dentro da sala de aula.

 
Para conhecerem de perto como a imagem é formada dentro de uma câmera fotográfica, os participantes irão entrar na ‘câmera-escura’, um ambiente instalado no PhotoTruck, que simula o interior de uma câmera máquina fotográfica gigante. Os participantes vão ver ao vivo a imagem de fora sendo projetada em um painel, exatamente como acontece dentro das câmeras. Depois de assistirem a um vídeo e um bate-papo com os educadores do PhotoTruck, os alunos vão botar a mão na massa. Cada estudante vai receber um smartphone para fazer uma foto e escrever uma legenda sobre o significado da sustentabilidade e a importância do meio ambiente. Depois de clicadas, as imagens serão impressas no formato de Polaroid e entregues aos novos fotógrafos.

A próxima escola a receber o PhotoTruck será a EM Antonio Palioto, na região central, nos dias 2 e 3 de abril. O projeto FotoArte é uma realização da ImageMagica, com apoio da Prefeitura de Sumaré e patrocínio da WABCO através 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »