23/03/2018 às 18h18min - Atualizada em 23/03/2018 às 18h18min

Dia Mundial da Água: plantio, visita em estação, teatro e palestra em Nova Odessa

Prefeitura e Coden promoveram série de atividades em comemoração a data especial

Comunicação | Nova Odessa
Foto: Divulgação | Comunicação Nova Odessa

O Dia Mundial da Água teve uma programação especial em Nova Odessa, com a realização de eventos pela Prefeitura, através de diversas Secretarias, e pela Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa). Nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23 de março, ocorreu um plantio de árvores, a visita de jovens atendidos em projeto social na ETA (Estação de Tratamento de Água) e palestra e teatro sobre destinação correta de resíduos, além de combate a dengue, no Teatro Municipal Divair Moreira.


Na manhã da quinta-feira (22), o Dia Mundial da Água, houve evento especial para 150 alunos de 4º e 5º anos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Professora Salime Abdo’ no Teatro Municipal. Os estudantes tiveram palestra sobre “Boas Práticas Ambientais” com o secretário-executivo do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), Fábio Orsi.


A responsável pelo IEC (Informação, Educação e Comunicação), Méria Brito de Jesus, também proporcionou uma palestra e um teatro aos alunos, conscientizando a respeito da preservação dos recursos naturais e o combate ao mosquito transmissor da dengue. Ao final, os jovens receberam um kit especial, contendo copo alusivo à data, amostra de sabão e folhetos de conscientização ambiental e economia de água.

Nesta sexta-feira, 23 alunos da Emef ‘Alzira Ferreira Delegá’ participaram da primeira fase do plantio de 2.300 mudas de árvores de espécies nativas em área pertencente ao loteamento Engenho Velho. A escola, do bairro Green Village, possui projeto de meio ambiente com um espaço experimental, onde são plantados itens que as crianças consomem, como arroz, feijão, quiabo e amendoim.

“Assim, as crianças aprendem de onde vêm e como são cultivados os produtos que comem. Temos também espaço para plantas frutíferas na escola”, contra a professora Aparecida Raqueti. A estudante Amanda de Souza Dias, de 10 anos, gostou da ação. “Acho legal plantar, porque depois que cresce, teremos oxigênio e outros benefícios”, destaca. “No sítio do meu avô eu plantava bastante árvores”, diz.

Por fim, houve uma visita monitorada por técnicos da Coden na Estação de Tratamento de Água. Ao todo, 56 jovens atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), do Jardim das Palmeiras, puderam conhecer o laboratório da ETA e todos os processos do tratamento da água captada nas represas, para posterior distribuição na cidade.

Presidente do Consórcio das Bacias dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), além do Consimares, o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza frisa a importância de envolver crianças e adolescentes nas ações do Dia Mundial da Água. “A participação dos jovens nessas ações é fundamental. São eles que vão construir nosso futuro, sabendo preservar e respeitar os recursos naturais”, ressalta. “Por isso”, completa o prefeito, “todo esse conhecimento é uma semente para um mundo melhor”.

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »