23/03/2018 às 14h52min - Atualizada em 23/03/2018 às 14h52min

Mutirão da Agenda Verde começa neste sábado (24/03) no Jd. Amanda 1

Prefeitura realizará ação de limpeza e conscientização ambiental em áreas de verdes do bairro e no entorno das lagoas

Comunicação | Hortolândia
Foto: Reginaldo Prado
A Prefeitura de Hortolândia realiza, a partir deste sábado (24/03), no Jd. Amanda 1, mais uma etapa da Agenda Verde - Mutirão de Limpeza e Conscientização Ambiental. A ação prevê a limpeza de APPs (Áreas de Preservação Permanente) existentes no bairro, inclusive as que ficam no entorno das lagoas do bairro. A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável contará com o apoio de outros órgãos municipais, dentre eles as secretarias municipais de Governo e Obras/Departamento de Serviços Urbanos.

Nos dias 24 e 26 deste mês, as equipes se concentram no entorno das lagoas do Jd.Amanda e em outras áreas verdes do bairro. De 27/03 a 04/04, haverá a Operação Cata-Bagulho, que passará recolhendo móveis velhos, recicláveis (papel, papelão, plástico, vidro e metais) e objetos sem utilidade. Basta que o morador separe os materiais e, na data certa, deixe na calçada de casa para a Prefeitura recolher. Mas atenção: não serão recolhidos entulhos.


Descarte irregular é crime
Lançada pela Prefeitura em março de 2017, a Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Zeladoria leva até praças, ruas e avenidas, áreas de lazer e outros espaços públicos manutenção permanente, com roçagem, limpeza e manutenção de bueiros, varrição, lavagem de rua e pintura de guias, bem como Operação Cata-Bagulho em todos os bairros atendidos. Outro objetivo da ação é mobilizar a população de Hortolândia a participar e ajudar o poder público na solução de problemas sociais e econômicos provocados pelo descarte irregular e ilegal de entulhos nas calçadas, terrenos baldios e áreas verdes.
 
O descarte ilegal é crime ambiental e pode resultar em multas que variam de R$ 160, 43 até R$ 32.068, 00, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Denúncias de descarte irregular podem ser feitas por meio do whatsapp (19) 99976-1840.
 
Para manter a cidade limpa, a Prefeitura faz a parte dela. Por meio da Agenda Verde, a Administração recolheu mais de 12 mil toneladas de lixo e entulho em 100 bairros de Hortolândia, no ano passado. Além disso, disponibiliza, gratuitamente, sete PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos e Recicláveis) e sete LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) em diferentes pontos da cidade, um deles no Jd. Amanda, na Rua Osvaldo de Andrade, esquina com a Rua Francisco Glicério, em frente ao Colégio Alternativo. Até a próxima segunda-feira (26/03), outros cinco LEVs serão implantados no município, além do serviço de coleta seletiva porta a porta, em projeto piloto, já disponibilizado nos bairros Jd. Firenze e Pq. Ortolândia.
 
Confira abaixo as datas e os locais por onde a Operação Cata-Bagulho passará:
  • 27 e 28/03 – da R. Almeida Garret até a R. Augusto dos Anjos
  • 29/03 e 02/04 – da R. Augusto dos Anjos até o bairro Chácaras Recreio 2000
  • 03 e 04/04 – Av. Santana até a beira do córrego Terra Preta

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »