21/03/2018 às 14h45min - Atualizada em 21/03/2018 às 14h45min

Prefeito Omar Najar fala sobre 'tragédia em curso' no DAE de Americana

Comunicação | Americana
Foto: Marília Pierre

A verdade sobre o DAE

Nos últimos dias tenho lido e ouvido afirmações precipitadas a respeito dos planos que tenho a respeito do DAE. É verdade que pretendo encaminhar à Câmara um projeto que modifica texto da lei orgânica sobre concessões, só assim será possível fazer estudos e levantamentos sobre a real situação e buscarmos a melhor alternativa para sairmos da situação de crise atual. O projeto prevê alterar uma emenda de 2001, quando a nossa realidade e a do país eram outras, e adequar Americana aos novos tempos.

Sempre fui contra o uso político de questões importantes para a população, sempre me preocupei em fazer o que era necessário para a nossa cidade.
Mas ainda que tenhamos nos esforçado diariamente, a situação do DAE está longe de ser boa. Os problemas são muitos e as alternativas são ínfimas. Quase metade do que é tratado na cidade se perde em uma tubulação velha e ultrapassada; isso significa água e dinheiro jogados fora todos os dias. A capacidade de fechar vazamentos e realizar ligações é extremamente limitada em relação à demanda; e o dinheiro em caixa é insuficiente para se fazer o que precisamos na velocidade necessária. Se não fizermos nada a respeito, há uma tragédia anunciada em curso.

Preciso lembrar que não estou enviando projetos para terceirizar o DAE, a decisão por uma eventual concessão cabe à cidade de Americana, com uma discussão pública e transparente, junto com os poderes constituídos e da população; uma decisão dessa magnitude jamais viria apenas do prefeito e de forma precipitada.

O que eu desejo é a solução para uma crise iminente e a projeção para uma cidade do futuro, sem os sobressaltos e as deficiências que encaro no presente. Desde que este governo começou, tenho buscado e conseguido encontrar soluções para as mais diversas crises – sempre com transparência e participação de todos. Preciso mais uma vez da confiança e do apoio de todos para encontrar a melhor saída para o DAE, e para que Americana siga avançando.


Omar Najar, prefeito de Americana.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018