15/03/2018 às 15h28min - Atualizada em 15/03/2018 às 15h28min

Americana fará mutirão para castrar 2 mil cadelas

Comunicação | Americana
Foto: Doris Metternich
Visando diminuir a fila de espera para castração animal a Secretaria de Saúde, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) irá realizar um mutirão para castrar 2 mil cadelas. As ações, que acontecem de 2 de abril a 18 de outubro de 2018, serão realizadas pela empresa Ricardo de Almeida Souza e irão contemplar as regiões dos bairros Praia Azul, Antônio Zanaga, Jardim da Paz, Cidade Jardim, São Vito e Centro. O serviço será itinerante e destinado apenas aos animais cujos proprietários residam em Americana, com prioridade para os que já aguardam na fila. Interessados podem ligar no CCZ e deixar o nome para agendamento.
 

Os proprietários deverão apresentar comprovante de endereço em seu nome, além do RG e CPF, pois todas as cadelas serão microchipadas no momento da castração. Já os donos de cães machos e de gatos e gatas poderão agendar, por telefone, a castração desses animais que será realizada futuramente no próprio CCZ. Serão castradas apenas as cadelas que tiverem sido agendadas com antecedência, visto que os proprietários serão orientados para o pré-operatório.
 

Para a médica veterinária e responsável técnica do CCZ, Aneli Marques Neves Conceição, esta é uma ação que o setor há vários anos vem tentando realizar e que isso irá proporcionar mais agilidade sobre as castrações que aguardam na fila. “A nossa expectativa é que até o final do ano a gente tenha zerado nossa fila de espera, porque fazendo as cadelas [a castração] nos mutirões, que é a cirurgia mais demorada, a gente consegue agilizar a fila de gatos, gatas e cães no CCZ”, explicou.
 
De acordo com ela, a escolha das regiões foi baseada na demanda de castrações já existente, bem como na disponibilidade de local apropriado para instalação dos ônibus e tendas. Para realizar as castrações a empresa vencedora do processo licitatório irá disponibilizar dois ônibus, adaptados para servirem de centro cirúrgico móvel.
 
Toda a logística dos atendimentos, bem como os agendamentos, cadastros, documentação, microchipagem e orientações ficarão por conta do CCZ que continuará fazendo as castrações durante o ano, já que o mutirão será realizado com o objetivo de reduzir a fila de espera que atualmente é de 820 cadelas, 107 cães, 279 gatas e 183 gatos.
 
Abaixo, as datas e locais onde ocorrerão as castrações:
Dia Local
2 e 3 de abril Praia Azul
4 e 5 de abril Jardim da Paz
28, 29 e 30 de maio Cidade Jardim
13 e 14 de agosto São Vito
15 e 16 de agosto Zanaga
15 e 16 de outubro São José (Região da Praia Azul)
17 e 18 de outubro Centro
 
Ao fazer o cadastro os proprietários serão orientados sobre o pré-operatório e também o endereço onde o ônibus estará estacionado no dia da cirurgia. Os telefones para agendamento são: 3467-1187 ou 3467-2344.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »