08/03/2018 às 17h19min - Atualizada em 08/03/2018 às 17h19min

Vereador propõe a implantação de visita de animais ao hospital

Câmara Municipal de Nova Odessa
Foto: Carol Garcia / GOVBA
Foi aprovado recentemente na Câmara de Nova Odessa um requerimento, de autoria do vereador Claudio José Schooder, o Leitinho (PV), no qual ele pede informações do Executivo sobre a implantação de TAA (Terapia Assistida por Animais) no Hospital Municipal de Nova Odessa.

A proposta, em que o paciente recebe a visita de seu animal de estimação, defende que o contato com os animais gera resultado positivo, faz bem e estimula a recuperação do indivíduo.

“Sei que o hospital é um lugar que precisa ser esterilizado e limpo, mas, se tivermos regras como vacinação em dia, banho, etc, uma visita do animal de estimação ao paciente faz muita diferença. Dezenas de hospitais renomados permitem a entrada de animais para a rápida recuperação do internado. Animal é como alguém da família e, seria ótimo poder ser visitado por eles”, explicou Leitinho.


A TAA (Terapia Assistia por Animais), também conhecida como Pet Terapia ou Terapia Facilitada por Animais, é uma pratica realizada por profissionais da área da Saúde, com o objetivo de promover o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social dos pacientes. Durante a terapia é comprovadamente que há produção e liberação de hormônio endorfina no corpo do paciente, o que resulta na sensação de bem-estar e relaxamento, sendo os responsáveis pela diminuição da pressão arterial e o nível de hormônio cortisol.

No documento o parlamentar listou uma série de hospitais renomados que possuem esse trabalho com animais, bem como o Hospital Sírio-Libanês; Hospital São Luiz – Unidade Anália Franco; Hospital Municipal Infantil Menino Jesus; Hospital Infantil Darcy Vargas; Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira; Residencial Israelita Albert Einstein; Associação Marly Cury (atende crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social); Sociedade Beneficente Alemã (residências para idosos); entre outros. 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »