02/03/2018 às 19h08min - Atualizada em 02/03/2018 às 19h08min

Iguatemi Campinas receberá exposição do Castelo Rá-Tim-Bum

Mostra que recria os cenários do seriado poderá ser visitada no shopping de 24 de março a 10 de junho.

Redação
Foto: Divulgação
 “Klift Kloft Still, a porta se abriu”. Pela primeira vez, o Castelo mais famoso do Brasil chega ao interior paulista. Desta vez, a exposição temática “Castelo Rá-Tim-Bum”, que recria os cenários do famoso seriado exibido pela TV Cultura nos anos 1990, estará em cartaz no Shopping Center Iguatemi Campinas, de 24 de março a 10 de junho.
 
Em uma área de cerca de 500 metros quadrados no primeiro piso do empreendimento, os visitantes terão oportunidades únicas como conhecer os figurinos originais, visitar cenários especiais como a biblioteca do Gato Pintado, os encanamentos do Mau e Godofredo e principalmente o Hall do Castelo, onde todos poderão tirar uma selfie com a cobra Celeste.
 
Além de passear em diversos cenários, a mostra oferecerá grande parte do acervo original da TV Cultura, com riqueza de detalhes da série que marcou a infância de milhares de brasileiros, proporcionando uma verdadeira imersão ao mundo do Castelo Rá-Tim-Bum.
“A exposição do Castelo Rá-Tim-Bum é o maior sucesso de público do Brasil. No ano passado, levou mais de 800 mil visitantes à capital paulista. Trazer um evento de tal importância, em primeira mão, para Campinas e região reforça um dos pilares da Iguatemi, que é ampliar o acesso da população à arte e à cultura”, afirma a gerente de marketing do Iguatemi Campinas, Renata Albuquerque, acrescentando que pela primeira vez o evento será realizado em um shopping.
 
Ela ressalta que esta será a terceira megaexposição promovida pelo empreendimento. “Em 2017, recebemos a incrível mostra internacional ‘The Art of the Brick’, com esculturas construídas com peças de Lego, e em 2014 encantamos os clientes com outro evento de caráter mundial, Experiência Escher, que recriou o universo do famoso artista holandês Maurits Cornelis Escher”, relembra. Juntos os dois eventos foram visitados por cerca de 200 mil pessoas.
 
Os ingressos para a mostra “Castelo Rá-Tim-Bum” no Iguatemi Campinas, com dia e hora marcados, estarão à venda a partir de 10 de março, no endereço www.exposicaocasteloratimbum.com.br, ao custo de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).
A exposição poderá ser visitada de terça a sexta-feira das 13h às 21h (entrada da última turma às 20h), aos sábados das 10h às 22h (última turma às 21h) e aos domingos, das 12h às 20h (início da última sessão às 19h).
 
Tour na exposição
A recepçãoficará por conta do porteiro do Castelo e os visitantes poderão ver pessoalmente a cobra Celeste e sua árvore, o Gato Pintado na biblioteca, o quarto do Nino e a sala de música, junto com o encanamento onde habitam os personagens Mau e Godofredo.
Os quadros especiais do programa também são contemplados, como o laboratório de Tíbio e Perônio, redomas com réplicas dos Dedinhos Indicadores e o ninho com os passarinhos e seus instrumentos. A exposição conta ainda com figurinos e elementos como as botas Tap e Flap, o ratinho e os bonecos do Mau e Godofredo. Para completar a experiência, no final haverá uma loja de produtos oficiais exclusivos, para que os visitantes possam levar um pouco desse universo para casa.
 
A temporada no Iguatemi Campinas promete repetir o sucesso obtido nas três oportunidades em que a série “Castelo Rá-Tim-Bum” foi retratada em exposições na capital paulista e no Rio de Janeiro, somando mais de 1,8 milhão de visitantes.
Em 2014, o Museu da Imagem e do Som (MIS) promoveu a primeira mostra com o tema em São Paulo, atraindo cerca de 400 mil visitantes. Em 2015, foi a vez de os cariocas poderem apreciar a exposição, que levou 620 mil pessoas ao Centro Cultural Banco do Brasil. Em seguida, em 2017, ela voltou à capital paulista, agora no Memorial da América Latina, batendo recorde de público com mais de 800 mil visitantes, além de ser eleita por voto popular como o “melhor evento para crianças” pelo Guia da Folha de São Paulo.
A mostra “Castelo Rá-Tim-Bum” no Iguatemi Campinas é uma realização do shopping em parceria com a empresa cultural 21 Eventos e co-realização da TV Cultura.
 
História
Considerado um dos grandes sucessos da TV Cultura, o Castelo Rá-Tim-Bum foi produzido e exibido pela emissora entre 1994 e 1997. Com 90 episódios, a série é paradigma na programação infantil da televisão brasileira. Ganhou o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 1994 e virou filme em 1999. A arquitetura da maquete do Castelo foi inspirada no estilo modernista do artista catalão Antoni Gaudí, que projetou a Basílica da Sagrada Família, uma das atrações turísticas de Barcelona.
O Castelo é uma criação do diretor Cao Hamburger e do dramaturgo Flávio de Souza, com roteiros de Dionisio Jacob (Tacus), Cláudia Dalla Verde, Anna Muylaert, entre outros.
Voltado para o público infantil e infanto-juvenil, acompanha Nino, um garoto de 300 anos que vive com o seu tio, o Dr. Victor, que é um cientista e feiticeiro, e a tia-avó Morgana, uma feiticeira com 6 mil anos de idade. Eles moram em um castelo na cidade de São Paulo.
 
No Castelo, ele tem amigos animais, e recebe diariamente a visita de três amigos humanos: Bongô, Penélope e Caipora, além de um ET, o Etevaldo. O vilão da história é o Dr. Abobrinha, um agente imobiliário que deseja derrubar o Castelo para construir um prédio de cem andares. Conheça melhor os personagens e habitantes do Castelo:
 
Personagens
Nino (Antonino Stradivarius Victorius II), interpretado por Cássio Scapin: Nascido em São Vicente, província da Terra de Vera Cruz. Filho de Antonino Quântico Stradivarius II e de Ninotchka Astrobaldo Stradivarius (Nino usa o número do nome do pai - II - por honra). Personagem principal da série, presente em todos os episódios. O quarto de Nino possui vários brinquedos e o papel de parede é recheado de páginas de quadrinhos. Os pais de Nino não apareceram no programa porque estavam viajando. Em 1990 eles foram viajar por dez anos para o espaço. O seu cabelo tem formato de tigelinha e apenas um fio fica de pé. Mesmo tendo 300 anos de idade, é uma criança, mesmo não aparentando, e por vezes tem um comportamento muito infantil, imaturo e desobediente, mas no fundo, Nino é um bom garoto que gosta de ajudar os seus melhores amigos, não importa o que aconteça.

Dr. Victor Stradivarius (Victor Astrobaldo Stradivarius Victorius I), por Sérgio Mamberti: É irmão da mãe de Nino (Ninotchka Astrobaldo Stradivarius) e portanto, seu tio. Um poderoso feiticeiro, amigo das máquinas, animais e crianças. Inventor incrivelmente talentoso também, trabalha para uma companhia de função não especificada (muito provavelmente uma firma tecnológica). Victor age como um pai para Nino e é rígido com ele quando este está sendo muito teimoso ou preguiçoso com suas obrigações, com frequência fazendo o tio do garoto exclamar seu bordão "Raios e Trovões!", o qual causa os próprios. Victor tem alguns milênios de idade, o que lhe proporcionou a chance de conhecer figuras históricas, entre elas podendo-se citar sua amizade com Leonardo da Vinci. Logo no primeiro episódio é revelado que possui 3000 anos. Ele também possui um lado brincalhão e alegre e sempre fica feliz quando vê o Nino brincando com o seus amigos.
 Tia Morgana (Ana Morgana Maria Gioconda Teresa Cecília Luísa Astrobaldo Demétrio Fonseca Stradivarius Victorius), interpretada por Rosi Campos: Tia-avó de Nino, uma poderosa feiticeira que completou 6000 anos em um episódio da série. Morgana viveu muito, estando presente em muitos grandes eventos e passagens da história e de lendas. No quadro "Feitiçaria", Morgana proporcionava aos que assistiam o programa conhecimento sobre as muitas histórias que conhecia, desde lendas místicas da mitologia até fatos históricos como a construção da Grande Muralha da China ou a invenção do Dinheiro. Morgana é uma bruxa amorosa, tem gente que tem muito medo dela, até o Bongô, que conhece muito bem a Morgana.
Zequinha, papel de Freddy Allan: É o mais novo da turma. Zeca é pequeno, sapeca e muito curioso, chegando a ser desagradável em muitas situações. Tanto que, ao menor sinal de alguma coisa que ele não compreenda, logo ele dispara: "Por quê?", iniciando uma sequência de "porquês" até alguém perder a calma e berrar "Porque sim, Zequinha!" ou variações da mesma, trazendo o quadro de "Por quê?" para responder a dúvida dos personagens.

Biba,por Cinthya Rachel: É a mais velha da turma e tem 10 anos. Uma garota bastante esperta, feminina e decidida. Quando não está tirando sarro dos meninos ou agindo como a mais 'responsável' do grupo, Biba gosta de soltar o verbo e dar luz a ideias que geram tanto aventuras como confusões entre o grupo e os demais habitantes do castelo.
 
Pedro, interpretado porLuciano Amaral: É o menino mais velho da turma, de mesma idade de Biba. Pedro é, como sua aparência demonstra, um pouco mais intelectual que seus demais amigos. Sempre com boas ideias para brincadeiras ou para exercer sua própria criatividade, Pedro praticamente torna-se líder do grupo na ausência de Nino, por ser o mais esperto. Ele usa uma camiseta estampada, uma cartola azul e óculos vermelhos.

Os queridos habitantes do castelo

Celeste (Álvaro Petersen Jr): Uma cobra cor-de-rosa que habita a árvore do castelo, ela é geniosa e um tanto egoísta às vezes, mas nunca chega a ser violenta como suas contrapartes do mundo animal. Seu passatempo favorito (para exasperação dos demais) é reclamar que ela é "só uma pooooobre cobra sem pernas, nem pés, nem braços nem mãos". Geralmente reclama com Nino e costuma corrigí-lo, caso aja infantilmente, o que gera brigas entre os dois. Mas em outros momentos, parecem demonstrar amizade e afeto um pelo outro.

Ratinho (Marcos Magalhães): Morando em um buraco de rato com garagem, Ratinho pode ser visto cantando pneu pelo castelo em seu Ratomóvel, indo direto para seu buraco e dando começo ao seu próprio quadro, o qual mostra coisas importantes como jogar lixo no lixo, escovar os dentes, reciclagem e, é claro, quem não lembra da famosa música “Banho é Bom”?

Porteiro: É uma campainha em forma de robô que atua como porteiro do castelo. Ele só deixa entrar aquele para que segue as instruções malucas de suas Senhas do Dia: coisas como pular num pé só, citar derivados do leite, imitar um carro ou cantar marchinhas de carnaval. Porteiro então emite seu bordão "clift cloft Still, a porta se abriu!", mesmo o público acreditando ser plift ploft still.

Gato Pintado(Fernando Gomes): Morando dentro da biblioteca do castelo, o Gato é um bibliotecário apaixonado pela arte escrita e costuma passar seu tempo lendo os livros que tanto gosta ou contando os mesmos na biblioteca de forma rígida. Quando alguém quer um livro, deve consultar com ele, pois ele tem um controle de quem pode ou não tirar os mesmos de lá. De acordo com ele, existem 1005 livros na biblioteca no começo da série.

Relógio(Fernando Gomes): Localizado no hall de entrada, Relógio tem orgulho de sempre ser muito preciso e tem como sua obrigação exclamar para todos sobre quaisquer horários importantes, tal como a hora de ir embora ou a hora de Morgana contar suas histórias. Fiel escudeiro de Dr. Victor, sempre avisa quando este está a chegar no castelo, geralmente à noite. Seu visual foi inspirado no apresentador Chacrinha.

Serviço

Exposição temática “Castelo Rá-Tim-Bum” no Iguatemi Campinas

Quando: de 24 de março a 10 de junho
Onde: primeiro piso do Shopping Center Iguatemi Campinas, ao lado do restaurante Abbraccio (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)
Horários: de terça a sexta-feira das 13h às 21h (entrada da última turma às 20h), aos sábados das 10h às 22h (última turma às 21h) e aos domingos, das 12h às 20h (início da última sessão às 19h).
Ingressos: terão dia ehora marcados; estarão à venda a partir de 10 de março, no endereço www.exposicaocasteloratimbum.com.br, e posteriormente serão disponibilizados também na bilheteria do evento, ao custo de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »