02/03/2018 às 15h35min - Atualizada em 02/03/2018 às 15h35min

Projeto Jovens Músicos oferece 90 vagas

Candidatos para aulas de Coral Infantil, Juvenil e de instrumentos, podem se inscrever de 7 a 21 de março pelo site www.projetojovensmusicos.org.br. As aulas no projeto são gratuitas.

Luciana Corrêa
Coral e instrumentos são as aulas destinadas pelo Projeto Jovens Músicos (Foto: Hélio Graça)
O Projeto Jovens Músicos oferece 90 vagas para alunos iniciantes e em nível avançado. Os interessados podem se inscrever gratuitamente de 7 a 21 de março pelo site www.projetojovensmusicos.org.br.
 
Fundado em 2010, o projeto tem o objetivo de formar e de identificar novos talentos da música de concerto, bem como firmar a socioeducação na cidade através do ensino da música.
 
Viabilizado pelo Ministério da Cultura (MinC) e Associação Amigos da Música de Piracicaba (AMPI) por meio da Lei Rouanet, o projeto conta atualmente com os patrocínios Ouro dos Supermercados Pague Menos, CCR AutoBan e Instituto CCR e patrocínios Prata da Caterpillar e Denso do Brasil.
 
As vagas são para o aulas de canto coral, iniciação musical, flauta doce e para os seguintes instrumentos de orquestra: violino, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarineta, trompete, trombone e tuba.
 

No Coral infantil, as vagas são para crianças de 07 a 11 anos e no Coral juvenil, de 12 a 17 anos. As aulas coletivas de instrumento e iniciação musical com flauta doce, violino são direcionadas para crianças entre 09 e 11 anos. Este ano, o Projeto Jovens Músicos também oferece vagas para grupos iniciantes de flauta transversal.
 
O coordenador do projeto, maestro Anderson de Oliveira ressalta que os candidatos devem passar por avaliação socioeconômica e seletiva. “É importante que o interessado goste e deseje aprender música, que tenha disponibilidade de tempo para a aprendizagem e, além disso, vamos identificar a aptidão de cada um”, esclarece.
 
Alunos conquistam os melhores vestibulares do Brasil
 
No final de 2017, o Projeto Jovens Músicos comemorou mais uma vitória onde alunos, agora são calouros das melhores universidades do Brasil. Daniel Mengarelli (contrabaixo acústico), passou no vestibular da Unicamp, no curso de Música e Carlos Martin (viola erudita), conquistou vaga e será membro da Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Já o violoncelista da Orquestra Filarmônica de Piracicaba, Vinícius Rotger começa o curso de graduação em Música pela USP.  “Os resultados desses alunos são uma conquista para o Projeto. Quando vimos a dedicação e o amor pela música nesses jovens, que optam pela carreira profissional na Música, nos enchemos de esperança e é uma prova de que o projeto está no caminho certo”, declarou o maestro Anderson de Oliveira.
 
Atualmente,  o projeto compreende a Orquestra Filarmônica de Piracicaba, Orquestra Infanto Juvenil, Quinteto de Metais, Grupo de Metais, Quarteto de Trompas, Corais Infantil e Juvenil e promove Concertos Didáticos em escolas municipais e estaduais de Piracicaba. A aulas do projeto são realizadas no Clube Coronel Barbosa.
 
 
Cronograma de inscrições e aulas
 
Período de inscrições: 07 a 21 de março
Período de testes e entrevistas: 26 a 29 de março
Divulgação dos resultados: 31 de março no
www.projetojovensmusicos.org.br e Facebook/ProjetoJovensMusicos 
Período de matrícula dos novos alunos: 02 a 06 de abril
Início das aulas para novos alunos: 09 de abril
 
Serviço:
Abertura de Vagas: Projeto Jovens Músicos
Inscrições: 7 a 21 de março pelo site
www.projetojovensmusicos.org.br
Informações: (19) 3371-6021
 
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Realização: Ministério da Cultura e Associação Amigos da Música de Piracicaba (Ampi)
Patrocínios:
Ouro: Supermercados Pague Menos, CCR AutoBan e Instituto CCR
Prata: Caterpillar e Denso do Brasil
Produção Cultural: 3 Marias

Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018