27/02/2018 às 15h12min - Atualizada em 27/02/2018 às 15h12min

Macris participa de debate sobre revisão nos rótulos de alimentos

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O deputado Vanderlei Macris participou nesta segunda-feira (26) de debate do programa Participação Popular da TV Câmara sobre a “revisão nos rótulos de alimentos industrializados”. Ao vivo, o parlamentar destacou que o Brasil precisa ser mais responsável com a forma que as informações são apresentadas para a população.
 
Macris tem um Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados - PL 5522/2016 - que torna obrigatória a exposição clara e destacada em cores semafóricas nas embalagens dos produtos industrializados informando a quantidade de carboidratos, sal, açúcar e gordura utilizados na formulação destas comidas. Outro projeto em tramitação estabelece uma mensagem em selo preto informando a presença desses produtos na composição do alimento – PL 7621/2017.
 
Para Macris, a sua proposta facilita a compreensão de todo o cidadão do país, por terem natural entendimento das cores de um semáforo de trânsito. No entanto, o parlamentar destaca a necessidade de debate para que as propostas sejam aperfeiçoadas e a população saia ganhando. “O que se faz é buscar o interesse do consumidor. Que tipo de alerta que vamos dar nos produtos alimentícios afim de que o consumidor posso estar muito bem esclarecido, assim ele decide o que o que fazer”, disse. 
 
O parlamentar lembra que o Reino Unido e a Espanha utilizam a padronagem das cores semafóricas nos rótulos de todos os produtos industrializados lá comercializados.
 
A proposta de Macris já passou pela Comissão de Defesa do Consumidor e agora segue para as de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »