26/02/2018 às 15h02min - Atualizada em 26/02/2018 às 15h02min

Rua Dom Pedro II tem dois sentidos em sua extensão e confunde motoristas

Amanda Sabino - [email protected]
Foto: Amanda Sabino / Portal Atualidade
A Rua Dom Pedro II, em Americana, amanheceu com dois sentidos em sua extensão, ao contrário do que foi divulgado pela prefeitura na sexta-feira (23). Muitos condutores estão confusos e a sinalização de trânsito é precária no local, oferecendo perigo aos motoristas e pedestres.
 
Segundo vídeo e release enviado pela prefeitura na semana passada, a Rua Dom Pedro II, uma das principais vias da região central, teria o sentido de tráfego invertido em toda sua extensão, dando acesso à Avenida Abdo Najar e SP-304, e o motorista que viesse da Rua Rio Branco, rumo à Praça do Avião, poderia entrar à direita para acessar a via.
 

No entanto, o que se observou hoje foi bem diferente da mudança anunciada: do quarteirão da Farmácia Municipal até o semáforo, próximo à Unidade Básica de Saúde, também conhecida como ‘Posto 20’, os carros continuam realizando o percurso anterior, ou seja, saindo da Rua Dom Pedro e acessando o Viaduto Amadeu Elias. No segundo quarteirão (próximo a uma loja de aquários), contudo, a via teve seu sentido invertido, rumo à Av. Abdo Najar.
 
O Portal Atualidade passou pelo local e constatou que os motoristas que vêm da Rua Anhanguera - e agora podem virar à direita no semáforo próximo aos Correios – estão confusos, ao verem que há carros estacionados e virando à direita para acessar o viaduto e outros que viram à esquerda. A precária sinalização de trânsito no local, bem como a ausência de guardas de trânsito, também dificulta o esclarecimento dos motoristas e pedestres que passam pela via.
 
Procurada sobre o assunto, a prefeitura informou que a UTRANSV – Unidade de Transportes e Sistema Viário da Prefeitura de Americana, informa que as sinalizações estão sendo implantadas e ajustes estão sendo feitos gradativamente.

 Alguns ajustes estão sendo feitos gradativamente e mudanças implantadas conforme avaliação da Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv) até o momento. Todo o trabalho de mudança está sendo acompanhado pela equipe de técnicos e uma avaliação do funcionamento do trânsito após as mudanças e ajustes está prevista para quarta-feira, segundo o secretário adjunto da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SOSU) e autoridade municipal de trânsito, Eraldo Camargo.

Nesta primeira etapa de mudanças no trânsito da cidade, a Rua Dom Pedro II mudou o sentido de direção no trecho entre a Rua Marechal Deodoro até a Rua Caetés, sentido Centro-SP-304. Da Rua Rio Branco até a Marechal Deodoro continua com sentido de direção até o viaduto Amadeu Elias.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »