06/04/2017 às 17h48min - Atualizada em 06/04/2017 às 17h48min

Câmara rejeita saúde animal em Americana

Portal Atualidade
Ilustrativa
Com votação apertada e longa discussão, os vereadores de Americana rejeitaram projeto de lei, que proíbe a queima de fogos de artifícios na cidade. A propositura foi apresentada pelos vereadores Guilherme Tiosso (PRP) e Maria Giovana (PCdoB), com o intuito de proteger a saúde dos animais domésticos e dos munícipes acamados e os portadores de síndrome de Down e autismo.



Giovana em seu discurso pediu apoio dos colegas. “Peço que votemos contra essa tradição arcaica e que pensem mais na saúde animal”, frisou a parlamentar que teve seu pedido recusado.

Contrário à propositura, o vereador Luiz Carlos Cezaretto, o Luiz da Rodaben (PP), voltou a falar que o projeto vai abranger apenas os grandes eventos, como Festa da Padroeira, Festa do Peão, Dia de Romaria a Nossa Senhora Aparecida e qualquer outra festa de grande porte. “Volto a frisar não há como fiscalizar eventos de famílias em chácaras, casas, casamentos, entre outros. Esse projeto é inconstitucional, pois não podemos legislar prejudicando os comerciantes da cidade”, destacou Rodaben alegando ainda que tal projeto deveria partir do Executivo, para regularizar a soltura de rojões. “Ao invés de proibir a queima de fogos exija caberia a população avisar sobre a realização de eventos com a queima de fogos, para que assim, os proprietários de cãoes e gatos, ONGs de animais e pessoas com problemas de saúde possam se programar” finalizou.
 
Tiosso rebateu o argumento apresentado pelo colega e ressaltou que a inconstitucionalidade do projeto pode ser derrubada com a Lei do Silêncio.
 
Repercussão

A rejeição do projeto causou indignação das Ongs. Em seu facebook,  Kátia Ferrari que é voluntária da SPASB – Sociedade Protetora dos Animais de Santa Bárbara postou que Americana...nossa querida cidade vizinha está em LUTO. “MORREU O RESPEITO AOS ANIMAIS...IDOSOS...CRIANÇAS. ..uma vergonha essa votação. ..O projeto contra rojões foi rejeitado. Mas nossa cidade de Santa Bárbara vai mostrar logo mais nas próximas sessões que ela evoluiu...NÃO AOS ROJÕES.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »