05/02/2018 às 16h24min - Atualizada em 05/02/2018 às 16h24min

Primeiro dirigível construído no Brasil cruzou hoje o céu da região

Cristiane Caldeira - [email protected]
Redação
Foto: Divulgação
O dirigível ADB 3-X01, da ADB (Airship do Brasil), passou hoje (05) pela região, rumo ao Rio de Janeiro. A viagem da aeronave faz parte da campanha da divulgação da empresa, que tem sede em São Carlos. O trajeto pode ser acompanhado pela página da www.adb.ind.br.

O ADB 3-X01 saiu na manhã de hoje de São Carlos e cruzou os céus de, Americana, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Campinas, no trajeto até Jacareí. De lá passará por São José dos Campos, Taubaté, Lorena, até chegar ao Rio de Janeiro.
 
O dirigível fica no Rio de Janeiro durante o Carnaval e retorna para São Carlos, passando novamente pela região no dia 16 de fevereiro.

PIONEIRISMO

ADB 3-X01 é o primeiro dirigível tripulado desenvolvido no Brasil e na América Latina. Segundo a ADB, a aeronave, avaliada em cerca de US$ 20 milhões, será comercializada a partir deste ano.

O dirigível é uma aeronave mais leve que o ar e surge como nova alternativa para o serviço de vigilância e transporte de cargas e pessoas, sobretudo na Amazônia, uma vez que a aeronave é mais econômica que um avião, mais rápida que um caminhão, e também mais segura que os meios de transportes tradicionais.
 
A aeronave tem 49m de comprimento e 17m de altura, com capacidade de carga em torno de 1,5 tonelada e espaço para um piloto e até 5 outros ocupantes. 

A ADB iniciou suas atividades com projetos de dirigíveis não tripulados radiocontrolados, os modelos ADB-1 e ABD-2, testados em 2009. A empresa também já desenvolveu balões cativos de vigilância.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »