29/01/2018 às 15h35min - Atualizada em 29/01/2018 às 15h35min

OMA tem sessão especial nesta quarta-feira para mostrar fenômeno da Lua Azul

Francisco Lima Neto - [email protected]
Redação
A visitação é gratuita e não é necessário agendamento, com entrada pelo portão principal do Jardim Botânico. Foto: Divulgação
O OMA (Observatório Municipal de Americana) vai realizar uma sessão especial na próxima quarta-feira (31), a partir das 19h30, para observação do fenômeno da Lua Azul (Blue Moon), que acontece quando ocorrem duas luas cheias no mesmo mês. 

O responsável pelo OMA, Carlos Henrique Amaral de Andrade, falou que este ano outro fato raro vai acontecer. “No dia 31 de março, teremos novamente esse fenômeno da Lua Azul. Isso é relativamente raro, duas duplas Luas Azuis no mesmo ano, a última ocorreu em 2015, mas só voltará a se repetir em 2037”, explicou.

Com relação aos fenômenos que estão sendo divulgados para ocorrer na mesma data, “Lua de Sangue” e “Super Lua”, o astrônomo esclareceu que não serão visíveis. “A chamada ‘Lua de Sangue’, na verdade, é o eclipse total da lua, que vai ocorrer também no dia 31, mas só será visível na Ásia, Oceania e Alasca. Já a tal ‘Super Lua’ não é exatamente um fenômeno. Isso acontece com bastante frequência e trata-se de uma maior proximidade da lua, deixando-a um pouco maior que o habitual. No entanto, não é algo realmente perceptível. O que teremos mesmo nesta quarta-feira é a Lua Azul, ou seja, a segunda lua cheia no mesmo mês”, informou Carlos.

O responsável pelo OMA ressaltou ainda que a lua não estará azul, como muitos podem imaginar, e que o fenômeno não tem importância científica, sendo apenas uma coincidência de calendário. “Apesar da fase de lua cheia ser considerada pelos astrônomos a pior dentre todas as demais para ser observada ao telescópio, ver aquele círculo luminoso surgindo no horizonte é sempre uma imagem que encanta e fascina desde os albores da humanidade”, destacou o astrônomo.

A Secretaria de Cultura e Turismo informa que, além dessa sessão especial de observação na quarta-feira, as visitas públicas ao Observatório (entrada pela Rua Abrahim Abraham, s/nº - Pq. Residencial Nardini) continuam normalmente às sextas-feiras, das 19h às 22h. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (19) 3407.2985.

A visitação é gratuita e não é necessário agendamento, com entrada pelo portão principal do Jardim Botânico. Ressalta-se que crianças menores de 5 anos não podem ter acesso à cúpula, onde fica o telescópio principal, mas podem observar o fenômeno por meio dos telescópios externos, que também serão disponibilizados ao público em geral.

No caso de tempo nublado ou chuvoso, a programação fica automaticamente cancelada.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »