24/01/2018 às 18h55min - Atualizada em 24/01/2018 às 18h55min
Igreja Matriz de Santa Bárbara é tombada por decreto
Com a medida, Matriz se torna um patrimônio cultura, histórico e arquitetônico
Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste
A primeira construção da Igreja de Santa Bárbara era uma capela, de pau a pique. Foto: Divulgação Ação de preservação da história arquitetônica do Município. A Igreja Matriz de Santa Bárbara foi tombada como patrimônio cultural, histórico e arquitetônico, conforme decreto de número° 6.796 de 9 de janeiro de 2018, publicado no Diário Oficial do Município. A ação integra o Programa de Incentivo ao Patrimônio Histórico dos 200 anos de Santa Bárbara d'Oeste.
A indicação de Tombamento Municipal foi registrado pelo Codepasbo (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara d'Oeste). A área tombada possui 2.256,01 m², localizada nas ruas Dona Margarida, General Osório e Santa Bárbara com a Praça Rio Branco.
O secretário de Cultura e Turismo e presidente do Codepasbo, Evandro Felix, ressaltou que o Conselho vem discutindo ações de tombamento de patrimônios materiais e imateriais da cidade, caracterizando a importância que os prédios barbarenses têm perante a comunidade e a cultura local. "A Igreja Matriz é um símbolo muito importante de Santa Bárbara d'Oeste, desde a sua fundação, pois possui uma arquitetura exuberante e também grande valor emocional, servindo como referência histórica para nosso município", disse. "Agradeço os conselheiros que se dedicam de maneira voluntária a preservar nossa história e nossa cultura e fazer com que Santa Bárbara mantenha viva sua tradição – de não só os patrimônios materiais, mas também os imateriais como as histórias, as emoções e os momentos marcantes já vividos nos espaços", complementou Evandro.
História da Igreja Matriz Dona Margarida da Graça Martins, fundadora do Município de Santa Bárbara d'Oeste, doou à Cúria Paulistana terras para que fosse construída uma capela em louvor à Santa Bárbara, que foi erguida em 1818, ano que marcou a fundação da cidade.
Com o passar do tempo, nos arredores da capela, foi se constituindo o núcleo urbano, surgindo uma povoação de lavradores dedicados à indústria do açúcar e produção de cereais. Alguns armazéns e oficinas de ferreiros ali se instalaram. Enfim, no dia 18 de fevereiro de 1842, foi criada então oficialmente a Paróquia Santa Bárbara.
A primeira construção da Igreja de Santa Bárbara era uma capela, de pau a pique, e foi demolida para ser construída outra de alvenaria no mesmo local, no ano de 1883. A construção da torre da igreja foi iniciada em 8 de fevereiro de 1912, e concluída em dezembro de 1917.
Em setembro de 1946 foi colocado um novo relógio da torre da Matriz e em agosto de 1949 foram instalados três vitrais com cenas da Santa Ceia na Capela do Santíssimo e com a vida de Santa Bárbara. De 1968 até hoje o local passou por diversas reformas.