20/01/2018 às 18h15min - Atualizada em 20/01/2018 às 18h15min

21,3% dos pacientes faltam às consultas na rede municipal de Santa Bárbara

Percentual, referente ao ano passado, é superior ao de 2016, quando 18% não compareceram para o atendimento, segundo a prefeitura

Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste - [email protected]
Redação
Ausências sem aviso prévio prejudicam outros pacientes, alerta a prefeitura. Foto: Divulgação
Dois em cada dez pacientes não compareceram às consultas médicas agendadas na rede pública de saúde de Santa Bárbara d’Oeste em 2017, de acordo com a prefeitura. No total, 50,6 mil pessoas faltaram às consultas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no Centro Médico de Especialidades no último ano - um percentual de 21,3% de ausências. O número é superior ao registrado em 2016, quando 18% dos pacientes deixaram de comparecer às consultas sem justificativas ou aviso prévio. Em 2017, ao todo, foram agendados 237.820 pacientes nestes locais.

De acordo com a secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha, além das ações que vêm sendo desenvolvidas visando diminuir as ausências nas consultas, como o Zera Fila da Saúde, é importante que a população também tenha consciência da sua responsabilidade neste processo. “Estamos trabalhando para diminuir este percentual, por meio da atualização constante do cadastro dos usuários e ampliação do novo modelo de atendimento, gradativamente, para todas as unidades de saúde. Pedimos que a população nos ajude neste processo, comunicando sempre que possível quando não puder comparecer à consulta na data agendada, já que as faltas sem aviso prévio acabam prejudicando outros pacientes que também aguardam por consulta e que poderiam ser atendidos no lugar da pessoa ausente”, comentou.

A Secretaria de Saúde orienta os pacientes que tenham alguma consulta ou procedimento agendado e que, porventura não possam comparecer na data do agendamento, a entrar em contato junto aos serviços informando e justiçando a ausência. Para agendamento de consulta na Atenção Básica, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência, de segunda à sexta, munido de documento de identificação com foto e comprovante de endereço em seu nome. Os encaminhamentos para consultas com especialistas no Centro de Especialidades, quando necessários, são realizados pelos profissionais da própria UBS.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »