19/01/2018 às 11h05min - Atualizada em 19/01/2018 às 11h05min

Agência garantidora de crédito inaugura projeto piloto em Americana

Apresentação da AGCP foi feita pelo prefeito Omar Najar e presidente da Acia, Dimas Zulian; na cidade, 24 mil empresários deste porte poderão recorrer ao suporte

Rodrigo Pereira - rodrigo.pereira@portalatualidade.com.br
Redação
Objetivo é estimular o crescimento sustentável dos negócios locais e garantir subsídios , diz AGCP. Foto: Divulgação
O Prefeito de Americana, Omar Najar (PMDB), apresentou na tarde de ontem (18), junto à Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana) e a cooperativa de crédito Sicoob Acicred, a primeira AGCP (Associação de Garantia de Crédito Paulista) do Estado de São Paulo. A AGCP comunicou que oferecerá cartas de crédito para que a pequenos empresários tenham acesso ao serviço financeiro de forma rápida e segura, podendo pleitear financiamentos com taxas reduzidas. Na cidade, 24 mil empresários deste porte poderão recorrer a este suporte.

A associação aponta que seu objetivo é estimular o crescimento sustentável dos negócios locais e garantir subsídios para que micro e pequenos empresários possam investir em suas empresas. Ainda durante o lançamento, foram assinadas duas cartas de crédito que devem beneficiar duas empresas do município, uma do setor alimentício e a outra do setor de tintas. Criada pelas associações comerciais das cidades de Americana, Araraquara, Guarulhos, Limeira, Rio Claro e São Carlos e, também, das cooperativas de crédito vinculadas às entidades, a associação será instalada na sede da Acia e estará disponível para atendimento ao público em breve.

“Americana foi escolhida como sede da associação e como cidade para desenvolver esse projeto piloto pelo forte apoio que recebemos da Acia (ASsociação Comercial e Industrial de Americana), da Acicred e da prefeitura, por meio do prefeito Omar Najar. Estamos muito felizes em assinar as duas primeiras cartas de crédito da nossa AGCP e contribuir com o desenvolvimento dos negócios e da economia da cidade”, ressaltou a presidente da AGCP, Maria Antônia de Oliveira Bueno. A iniciativa pioneira também tem o apoio do Sebrae-SP e foi criada pelas Associações Comerciais das cidades de Americana, Araraquara, Guarulhos, Limeira, Rio Claro e São Carlos e das cooperativas de crédito vinculadas às entidades.

“Para mim a vinda da associação para Americana é motivo de felicidade. A vinda da associação permitirá o crescimento do pequeno empresário, que tanto sofre para enfrentar a crise econômica”, declarou o prefeito, Omar Najar.

VALIDAÇÃO DE FINANCIAMENTOS
Dados de 2015, levantados pelo Sebrae-SP, mostram que 33% das micros e pequenas empresas não conseguem validar financiamentos bancários. “Foi com base em estatísticas como essa que a ACIA, juntamente com a Sicoob, enxergou o potencial de desenvolver os negócios locais ao acreditar no sonho do empresário e oferecer a ele uma carta de aval com garantia de até 80% do crédito para ele negociar com a instituição financeira. As Associações de Garantia de Crédito são uma tendência mundial e agora chega ao Estado de São Paulo”, relatou o presidente da ACIA, Dimas Zulian, destacando o pioneirismo da entidade.

24 MIL MPEs EM AMERICANA
Levantamento realizado pelo Sebrae/SP aponta que Americana conta com mais de 24 mil micros e pequenas empresas ativas que podem recorrer AGCP para realizar financiamentos. Empresas de outros portes também podem se beneficiar da associação. A AGCP será instalada na sede da Associação Comercial e Industrial de Americana e estará disponível para atendimento ao público em breve.

Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018