12/01/2018 às 16h31min - Atualizada em 12/01/2018 às 16h31min

PT de Americana realizará ato pró-Lula amanhã

Lançamento de comitê será realizado dez dias antes de uma manifestação pela prisão do ex-presidente na cidade

Rodrigo Pereira - [email protected]
Redação
FOTO: Reprodução | Facebook

O PT de Americana vai realizar amanhã (12), às 9h, na Câmara, o lançamento do "Comitê em Defesa da Democracia e do Lula". O ato, divulgado no início da tarde de hoje pela página do partido no Facebook, será realizado dez dias antes de uma manifestação do Vem Pra Rua em defesa da prisão do ex-presidente, conforme mostrou o Portal Atualidade.

"O direito de Lula se candidatar, sendo primeiro nas pesquisas populares e sendo acusados de crimes sem nenhuma prova, vai além de ser petista, vai além de defender o próprio Lula. Hoje o perseguido é ele, amanhã pode ser você. Então, vamos unir nossas forças lançando comitês em defesa da democracia com o direito de Lula ser candidato à presidência", comunicou o diretório americanense do PT.
"Lula cresce nas pesquisas em todos os cenários de primeiro e segundo turno e até pode ganhar em primeiro turno. O cenário de #vitóriaconsagradora de Lula significaria o fracasso do golpe, possibilitaria a abertura de um novo ciclo político.Por isso, a trama de impedir a candidatura do Lula vale tudo: condenação no tribunal de Porto Alegre, instituição do semiparlamentarismo e até adiar as #eleições. Nenhuma das ações elencadas está fora de cogitação. Compõem o arsenal de maldades de forças políticas que não prezam a democracia (...) Assim, a questão da perseguição a Lula não diz respeito somente ao #PT e à esquerda, mas a todos os cidadãos brasileiros. Como nunca antes em nossa geração de lutadores, o que se encontra em jogo é o futuro da democracia. Se você concorda com esse #manifesto, assine este abaixo-assinado: https://goo.gl/WnvtLv", publicou em rede social o vereador Sergio Fioravante Alvarez, o Professor Padre Sérgio (PT), ao divulgar o evento.

 

ATO PELA PRISÃO

A manifestação contra o petista está programada para ocorrer em diversas cidades do País na véspera do julgamento de Lula pelo TRF (Tribunal Regional Federal), às 18h do dia 23. Em Americana, será realizada na Avenida Brasil. Em caso de condenação e rejeição de possíveis recursos contra a sentença, o petista pode ser preso e ser vetado de concorrer à Presidência da República nas eleições desse ano.

 

CONDENAÇÃO

Em julho do ano passado, Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão, por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Na sentença, Moro entendeu que as reformas executadas em um apartamento pela empresa OAS provam que o imóvel era destinado ao ex-presidente. Além disso, o juiz entendeu que os recursos usados pela empreiteira foram desviados da Petrobras. Na segunda instância, o MPF (Ministério Público Federal) pediu o aumento da pena do ex-presidente.
Na apelação, a defesa de Lula sustenta que a análise de Moro foi "parcial e facciosa" e "descoberta de qualquer elemento probatório idôneo". Para os defensores do ex-presidente, o magistrado teria falhado ao estabelecer a pena com base apenas na "narrativa isolada" do ex-presidente da Construtora OAS José Aldemário Pinheiro Filho, conhecido como Léo Pinheiro, sobre "um fantasioso caixa geral de propinas" e a suposta aquisição e reforma do imóvel.

 

 

*Com informações da Agência Brasil


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »