11/01/2018 às 19h35min - Atualizada em 11/01/2018 às 19h35min

Viação Piracicabana suspende oito horários de linhas e gera revolta de passageiras

Medida vai valer na próxima segunda-feira e vale para itinerários entre Piracicaba, Santa Bárbara e Americana; justificativa é que havia "ociosidade"

Rodrigo Pereira - rodrigo.pereira@portalatualidade.com.br
Redação
Passageira diz que linhas apontadas como alternativas não fazem o mesmo itinerário que as que serão suspensas. Foto: Reprodução/Facebook
A Viação Piracicaba comunicou hoje (11) que vai suspender oito horários que opera entre Americana, Santa Bárbara d'Oeste e Piracicaba a partir de segunda-feira (15). A medida, que inicialmente terá duração de 90 dias, para observação de seus reflexos, gerou revolta de passageiras. De acordo com gerente de operações da empresa, Jabes Goes, foi verificado que havia linhas "ociosas", há uma "grade enorme" de horários de ônibus que fazem esse itinerário e a intenção é adequar os passageiros neles.   

Goes afirmou que, de Piracicaba a Americana, passando por Santa Bárbara d'Oeste, serão suspensos os horários das 9h30, 12h30, 17h331 e 18h. Ele ressaltou que, no entanto, para todas elas há outros itinerários com horários próximos, que são os das 9h, 13h e 18h15. Já no sentido contrário, de Americana para Piracicaba, ele apontou que serão suspensos os horários das 6h30, 7h31, 11h e 14h. Como alternativa a esses, são indicados os das 6h, 7h, 8h, 10h30, 11h40, 12h, 13h, 13h40 e 15h. 

"Foi feito um levantamento e tem horários que estão ociosos e tem uma portaria da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) que permite que reduza até 30% do quadro", justificou. Ainda de acordo com ele, dependerá da observação durante os 90 dias a manutenção ou suspensão dessa alteração no quadro de linhas.

"Vai fazer cinco anos que faço uso do ônibus para vir trabalhar. Moro em Americana e trabalho em Santa Bárbara. Exatamente um ano atrás, a Viação Piracicabana veio com essa mesma história de cortar o horário das 15h30 - Piracicaba/Americana - e o 17h30 - Americana/Piracicaba -, por 90 dias, e até hoje não voltou e também vinha lotado. Agora está querendo tirar novos horários e, por incrível que pareça, novamente são linhas que o ônibus vem lotado", relatou uma moradora que pediu para não ser identificada.

Ela apontou outros problemas, como itinerário diferente em linhas indicadas como alternativas às que serão suspensas. "E agora o que faremos? Necessitamos dos ônibus. Não temos como mudar nossos horários de serviço. Cadê esses ficais que não veem isso? Eles querem que nós usemos os carros de São Paulo (que vão de Piracicaba a São Paulo e passam por Santa Bárbara e Americana), só que o itinerário não é o mesmo. Eles não passam pela Avenida Monte Castelo, Rua XV de novembro, não param nos pontos da pista e a rodoviária é muito fora de mão para a população, sem contar que se você estiver com fome, lá não tem absolutamente nada para comprar", acrescentou.

"Com a suspensão de horários me senti prejudicada, pois resido em Americana e trabalho em Santa Bárbara, sendo que meu filho de 9 anos estuda em Santa Bárbara e me acompanha nessa rotina diaria entre as duas cidades. De manhã eu embarcava no ônibus às 6h30, na Rodoviária de Americana, e agora terei que antecipar para as 6h", relatou outra moradora, que também pediu anonimato. Ela também apontou que a linha que usava e será suspensa tinha alta demanda. "Tal estatística apresentada pela empresa não faz sentido pois, normalmente, neste horário o ônibus vem cheio, fazendo diversas paradas na pista para embarque de passageiros", concluiu.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018