08/01/2018 às 17h35min - Atualizada em 08/01/2018 às 17h35min

Espera para agendar consulta em UBS de S. Bárbara chega a 4 horas e meia

Moradores já formavam fila em frente ao Postinho do Romano às 4 da madrugada, em meio à chuva, e reclamaram do sistema de atendimento; prefeitura diz que todos foram acolhidos

Rodrigo Pereira - [email protected]
Redação
Foto:Fran Bettini
A espera para agendamento para consulta na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Célio Faria, conhecida como Postinho do Romano, em Santa Bárbara d'Oeste, chegou a ao menos quatro horas e meia na manhã de hoje (8), relataram moradores. Pessoas já formavam fila em frente à unidade às 4h, em meio à chuva, aponta quem estava no local. Além de demora para o atendimento, usuários da unidade afirmaram que ocorreram problemas no agendamento mesmo depois da espera e que há apenas um dia no mês disponível para marcar os atendimentos. A prefeitura afirmou que todas as pessoas foram devidamente acolhidas e o sistema de atendimento será aprimorado na área.

"Cheguei às 6h e tinha gente lá desde as 4h. Eu fiquei lá até 10h30. E ainda não consegui agendar com a dentista que já tinha começado o tratamento do meu filho. Foi agendado com uma outra dentista, pois já não tinha mais horário com a dentista de manhã", relatou Fran Bertini, que ressaltou que havia "muita gente, mas muita mesmo" aguardando para conseguir horários de atendimento.

Fran contou que não foi informada por funcionários da unidade de saúde sobre o motivo da situação. "Disse apenas que tinha que pegar a senha e aguardar na fila". Ela afirmou que, na unidade de saúde, há apenas um dia no mês disponível para a programação de datas de consulta. "Mas pode agendar médico, dentista, ginecologista tudo no mesmo dia. Mas infelizmente, pra marcar é  uma vez no mês. Por isso esse tumulto todo", lamentou.
Ela ainda reclamou que não há funcionários da UBS organizando a fila e que, assim, alguns pacientes "querem mandar na organização" dela, não sendo dada prioridade para idosos e gestantes. "Meu filho é diabético. Eu tive que aguardar e atrasar o horário da insulina dele", revelou.

"Estou aqui também. Realmente, tem pessoas idosos desde as 4 da manhã. É uma covardia, e chega na hora e ainda não consegue consulta", relatou outra moradora, Silvia Silveira, em uma publicação sobre o problema no Facebook. "Tem que melhorar esse agendamento. E sem contar que é uma vez por mês que consegue. Prefeito Denis Andia (PV), dá uma passada de manhã nos postinho para ver a situação. Tem que melhorar isso", reclamou Flavio Cristiano Simões.
 
O OUTRO LADO
A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d'Oeste informou que em todo início de mês a procura pelas UBSs para agendamento de consultas é maior. "Porém, os agendamentos podem ser realizados também em outros dias respeitando o número de vagas disponíveis para cada especialidade", apontou.

O Executivo comunicou que, como ocorre habitualmente, a unidade foi aberta às 7h e todas as pessoas foram devidamente acolhidas. 

"Vale ressaltar que, desde abril do ano passado, um novo sistema de atendimento foi implantado no município, priorizando a avaliação caso a caso e encaminhando o paciente para atendimento com algum profissional da unidade no mesmo dia em que é feito o acolhimento, sem necessidade de agendamento. Este é o Zera Fila da Saúde, que já foi implantado nas UBSs do São Fernando, Esmeralda e Planalto do Sol 2. A meta é estender este modelo de atendimento a todas as unidades de saúde do município até o final deste ano", acrescentou a administração municipal. 

Ainda de acordo com a prefeitura, a região terá em breve é com a nova UBS do Romano e Laudissi, entre as ruas Profeta Jeremias e Profeta Isaías. "A obra avança, já com serviços de alvenaria, colocação de calhas, entre outros. Com uma estrutura de 658 metros quadrados de construção, a nova UBS será uma das maiores em Santa Bárbara d'Oeste", concluiu. 

Notícias Relacionadas »
Comentários »