04/01/2018 às 20h00min - Atualizada em 04/01/2018 às 20h00min

Cursinho Comunitário tem aulas de Física e Matemática para o Enem em S. Bárbara

Francisco Lima Neto
Redação
Foto: Divulgação
O Cursinho Comunitário está com inscrições abertas para aulas de Física e Matemática preparatórias para estudantes que vão prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As aulas são gratuitas e acontecem aos sábados, das 14h às 17h, no campus da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) de Santa Bárbara d’Oeste.

O início das aulas está previsto para o dia 24 de fevereiro e devem seguir até as vésperas das datas das provas. São oferecidas 50 vagas. Os responsáveis solicitam apenas a contribuição de 1kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite que serão doados para instituições de caridade. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de fevereiro pelo e-mail [email protected].

Um dos professores é Vinicius Kuriyama, 23, aluno do 7° semestre de engenharia mecânica da Unimep. Ele trabalha no CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais). O outro professor é Henrique Virgilio, aluno do 9° semestre de engenharia de controle e automação na Unimep.
 
COMO COMEÇOU
Kuriyama explicou que desde o início da graduação, ele e o amigo dão aulas particulares de diversas disciplinas para os alunos da própria universidade. “Essa ideia do cursinho comunitário surgiu há três anos. Começou com as aulas sendo oferecidas na casa do Henrique em Nova Odessa, para jovens do seu bairro que iriam prestar provas militares EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) e Vestibulinho Etec (Escola Técnica Estadual)”, contou.

No ano seguinte, passaram a oferecer aulas preparatórias para o Enem e queriam uma sala de aula para oferecer mais conforto e conseguiram um espaço em uma escola de Santa Bárbara d”Oeste. “Como era uma escola de nível fundamental o espaço não era adequado e no ano seguinte conseguimos o espaço físico da Unimep. “O que foi bom, pois além do espaço ser melhor, é uma oportunidade de aproximar os alunos do ambiente universitário”, ressaltou.

De acordo com ele, o objetivo não é e nem nunca foi ter ganho financeiro no futuro. “O que nos move é poder, por mais que não seja em grande escala, mudar a concepção desses alunos em relação à matemática e física, e ajudá-los a ingressar na faculdade”, apontou.

Kuriyama ainda disse que por ele e o amigo terem facilidade com as disciplinas, se preocupam com o ensino delas nas escolas públicas. “Somos oriundos de escolas públicas, então conhecemos esta realidade precária de ensino. Cerca de 90% dos alunos saem do Ensino Médio sem dominar a matemática básica. E ano após ano as notas em matemática do Brasil caem nas avaliações”, observou.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »