02/01/2018 às 16h49min - Atualizada em 02/01/2018 às 16h49min

Empresário promove castração voluntária de animais abandonados em Americana

Francisco Lima Neto
Redação
Foto: Divulgação
Os gatos e cachorros abandonados em Americana, assim como aqueles que pertencem aos moradores de rua, estão sendo cuidados e castrados, graças à campanha “Nós & Eles Animais”, promovida pelo empresário Giberto Bento, 48, mais conhecido como Boby Boby. A campanha começou a cerca de um ano e já castrou mais de 370 animais na cidade.

O apelido ele trouxe da infância, assim como o amor pelos animais. “Ganhei o apelido de Boby Boby por conta de um cachorro que eu tinha. Começaram a me chamar assim e pegou. Eu queria ser veterinário, mas não consegui. O importante é que como empresário eu consigo ajudar mais os animais do que se eu fosse veterinário”, diz.

Ele gosta tanto de animais que perdeu a conta de quantos bichos de estimação tem. “Tenho vários animais, entre cachorros e gatos. Até peru eu tenho. Encontrei há seis ou sete anos numa rodovia com os pés amarrados. Eu estava vindo de Araras e o salvei”, conta.
 
VAN
O empresário tem uma van adaptada como gaiolas e outros materiais para realizar os atendimentos. “As pessoas entram em contato através do Facebook dizendo onde tem os animais abandonados. Eu vou ao local, verifico, resgato os animais e levo para as clínicas parceiras, onde a castração é realizada pelos veterinários que apoiam a causa. A castração não é feita na van”, explica.

Ele explicou que tem uma equipe com vários voluntários. “Vários veterinários entram em contato para apoiar a causa. Eu levo os animais e eles fazem todo o atendimento antes da castração. Vários estão doentes e precisam ser medicados antes da cirurgia”, explica.
 
CUSTOS
A campanha, que começou há pouco mais de um ano, já castrou mais de 370 animais e custa entre R$ 5 mil e R$ 7 mil por mês. “Os custos são com ração, remédios, combustível, equipamentos, gaiolas e outros materiais”, enumera.

Ele ainda ressalta que o foco da campanha são os animais abandonados e também de moradores de rua. “A intenção não é castrar os animais de qualquer pessoa. Essa responsabilidade é do dono. Nós castramos os animais abandonados, principalmente as fêmeas, e também dos moradores de rua. Tem lugar que castramos 26 gatos”, garante.

De acordo com ele, no Jardim Botânico, já foram cerca de 20 animais. Mas ele diz que já foi enganado. “Já fui enganado por gente que era dono do animal e que tinha condições de pagar, as pessoas precisam ter conscientização”, argumenta.
 
O COMEÇO
Boby, que trabalha com sistemas de informação, nasceu em Piracicaba e mora em Americana. Ele conta que a ideia de ajudar os animais existe há mais de 25 anos. “Eu viajava muito para a região de Jales a trabalho e via muitos animais abandonados e atropelados na rodovia. Um dia vi uma mãe tamanduá atropelada e o filhote do lado. Eu queria mostrar isso porque muita gente não sabe desses problemas”, conta.

Há cerca de quatro anos ele começou a publicar vídeos nas redes sociais. “Comecei a fazer os vídeos para mostrar todos esses problemas de abandono e atropelamentos. Caiu no gosto das pessoas. Tem escolas do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Natal que entraram em contato para usar esses materiais em aulas de conscientização”, garante.
 
COLABORE
O empresário aproveita para pedir apoio para a causa animal. “Eu preciso da ajuda das pessoas. Tenho parceiros que estão começando a ajudar com rações, material, casinhas, tapetes higiênico, pois o custo é todo meu. Todo tipo de ajuda em prol dos animais é bem vinda e necessária. Não sou uma ONG (Organização Não Governamental). Sou um empresário e comecei a fazer isso por um sonho de infância. Dei um pontapé inicial, a continuidade e eficácia, depende de todos”, ressalta.


Quem quiser ser um colaborador ou doador pode entrar em contato com Boby através de suas redes sociais:  
Nós & Eles Animais e Gilberto Boby Boby
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »