18/12/2017 às 18h19min - Atualizada em 18/12/2017 às 18h19min

Ginasta de Americana com três participações na seleção brasileira visita Centro Cívico

Prefeitura/Americana
Foto: Divulgação
“No começo é muito difícil, mas se for mesmo o que quer, não desista. Um dia você chegará lá.” O conselho direcionado às crianças que estão iniciando na ginástica artística é de uma jovem de 14 anos, mas que carrega experiências e conquistas em sua trajetória profissional. A ginasta Luisa Helena da Silva, que já fez parte da seleção brasileira em três competições, treinou na tarde desta segunda-feira (18) no Centro Cívico de Americana, onde iniciou sua carreira quando tinha cinco anos de idade na escolinha esportiva oferecida gratuitamente pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude.
 
A atleta estava acompanhada pela mãe, Juliana Andressa Pontello da Silva, e foi recebida pela professora da secretaria Marinilse Scanavacki, a Pingo. Após dois anos treinando, Luisa começou a participar de competições representando Americana e, aos 9 e 10 anos, defendeu o município nos Jogos Regionais e Abertos.
 
“Em 2013, passei em primeiro lugar na seletiva e fui representar o Brasil, pela categoria pré-infantil, no Campeonato Sul-Americano realizado na Colômbia. Nesta competição, fiquei em primeiro lugar por equipe e no solo, além de segundo no individual geral”, lembrou a ginasta.
 
No ano seguinte, Luisa recebeu uma proposta para treinar e competir pelo município de Barueri, onde ficou durante um ano. Na sequência, foi para Osasco e novamente para a seleção brasileira, pela categoria infantil, participando do Campeonato Sul-Americano, em 2015, na Argentina. “Dessa vez, fiquei na primeira colocação por equipe e no salto, além de segunda no individual geral”, explicou a atleta.
 
Em março de 2017, Luisa foi convidada para treinar e competir pelo município de São Caetano do Sul. No fim do mês de setembro, teve sua terceira oportunidade na seleção brasileira, agora na categoria juvenil. A ginasta participou dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, no Chile, e garantiu o primeiro lugar na trave e no individual geral, além do segundo no solo, no salto e por equipe.
 
Atualmente, a jovem que mora em alojamento em São Caetano do Sul está passando as férias com a família em Americana. Para não ficar tantos dias sem treinar, Luisa aproveitou para visitar o local em que tudo começou e ressaltou a importância de Americana em sua trajetória. “Esse lugar foi muito importante, foi aqui que tudo começou, que aprendi a base de tudo”, afirmou.
 
O período de descanso termina na próxima semana. No dia 26, Luisa volta a treinar em São Caetano do Sul, pois no início de 2018 vai para o Rio de Janeiro treinar com a seleção brasileira por aproximadamente três semanas, pois faz parte do grupo de ginastas com potencial para as Olimpíadas de 2020.
 
As aulas de ginástica artística feminina oferecidas pela Secretaria Municipal de Esportes Lazer e Juventude serão retomadas na primeira semana de fevereiro e são voltadas para meninas de 4 a 15 anos de idade.
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »