18/12/2017 às 14h44min - Atualizada em 18/12/2017 às 14h44min

Cultura e Turismo de Americana realiza série de eventos em 2018

Prefeitura/Americana
Foto: Divulgação
A Secretaria de Cultura e Turismo elaborou um planejamento que contempla uma série de eventos, atividades e projetos que serão realizados no próximo ano, que incluem música, teatro, dança, resgate da história, reforma de espaços e ampliação de programas já em andamento.
 
Uma das proposta mais interessantes é o investimento na acessibilidade dos espaços públicos. O espaço do Parque Ecológico será reformulado para que o acesso de pessoas com deficiência melhore. Além disso, outro projeto é o da implantação do projeto áudiodescritivo para cegos no Teatro Municipal Lulu Benencase, possibilitando que uma parcela da sociedade possa acompanhar os espetáculos exibidos no local.

 
 
              Parque Ecológico Municipal de Americana "Eng. Cid Almeida Franco",
 
O projeto Domingo em Família terá quatro edições em 2018 e incorporará à sua programação o Projeto Viola em Casa, que destaca a música de raiz. Com seis edições no ano, a Secretaria de Cultura e Turismo pretende retomar, ainda, o Se Essa Rua Fosse Minha, cujo objetivo é levar ações culturais, sociais e de saúde para várias regiões da cidade e aproveitar para resgatar a história desses lugares e de seus antigos moradores. Na programação estarão incluídas apresentações de artistas da região contemplada. Outro projeto será a realização de um casamento comunitário, com a presença do Trio Los Angeles, que atenderá casais que ainda não se casaram por falta de condições financeiras. Todos esses eventos serão realizados em 2018, mas ainda sem uma data específica definida.
 
A realização de motras também está no foco da Sectur. Já em abril, acontecerão a Mostra de Corais e a Mostra de Dança, com grupos de K-Pop, street dance, breaking, hip hop, dança social, dança para cadeirantes, balé contemporâneo e jazz. Em setembro, será a vez da Mostra de Teatro e, em outubro, da Mostra de Música.
 
Entre as obras previstas para 2018, estão a recuperação da Estação Cultura, a implantação do Espaço do Artesão no Centro de Cultura e Lazer, a construção de jardins temáticos no Parque Ecológico e a entrega das obras na orla da Praia dos Namorados.
 

CCL - Centro de Cultura e Lazer
 
Município de Interesse Turístico – Em 2017, a Secretaria de Cultura e Turismo elaborou e a Câmara Municipal aprovou um Plano Diretor de Turismo. Com o documento, Americana está pleiteando o status de município de interesse turístico junto ao governo federal, o que trará uma série de benefícios para a cidade. Assim que o projeto se concretizar, a secretaria já tem a intenção de criar um portal virtual, que será um aplicativo de prestação de serviços, com informações para turistas e moradores da cidade. O aplicativo focará no turismo de negócios, com o intuito de gerar empregos e incrementar os negócios de comerciantes, industriais e trabalhadores autônomos. O portal físico, na entrada da cidade, também receberá melhorias, com reformas e revitalização do paisagismo.
 
O Projeto Raízes, que leva estudantes a espaços históricos e importantes de Americana será ampliado com a implantação do Roteiro dos Sonhos, que associará o lúdico e o cultural ao científico. As visitas incluirão espaços como a Casa do Conto, o Parque Ecológico e o Observatório Municipal.
 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »