16/12/2017 às 15h27min - Atualizada em 16/12/2017 às 15h27min

Alckmin entrega Terminal Metropolitano de Americana

Redação - Cristiane Caldeira
Foto: William Tião / Portal Atualidade
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) entregou oficialmente hoje (16) o Terminal Metropolitano de Americana. A obra integra o Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares e custou R$ 23,2 milhões. O piso térreo do terminal funciona desde maio de 2016, e agora o segundo piso entrou em operação.

Na avaliação do governo do Estado, o terminal está agora mais acessível, moderno e amplo. O espaço, que fica no Centro da cidade, integra cerca de 30 linhas de ônibus e conta com bilheteria, bicicletário, seis sanitários e espaço para lojas e lanchonetes, além de escadas rolantes e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como piso podotátil e sinalizações visual e tátil de ambientes. Ainda não há comércios instalados no piso superior, como previsto no projeto.

“É uma obra de interesse coletivo, que vai trazer mais conforto, mais segurança, melhor qualidade do serviço prestado para mais de 30 linhas de ônibus de Americana e também intermunicipais, com toda acessibilidade para pessoas com deficiência”, disse o governador. As obras foram viabilizadas por meio da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).
No evento, o governador evitou falar de política. Disse que este não é o momento. 

ESTRUTURA

Localizado na Avenida Dr. Antonio Lobo, o térreo do terminal encontra-se em operação desde maio de 2016, e atende cerca de 35 mil pessoas. São quatro plataformas por onde circulam 31 linhas intermunicipais que ligam Americana a Santa Barbara d’Oeste, Nova Odessa e Sumaré.

Para os próximos meses, está prevista a entrega de 1,9 km de faixas exclusiva para ônibus na Avenida Europa, duas paradas, mais 3,1 km do corredor em Santa Bárbara d’Oeste e início das obras do viaduto João Nicolini, em Nova Odessa. “Teremos uma sequência de obras até terminar o ano que vem o corredor metropolitano, integrando Santa Bárbara, Americana até a cidade de Campinas”, afirmou Alckmin.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »