15/12/2017 às 14h00min - Atualizada em 15/12/2017 às 14h00min

NATAL SOLIDÁRIO NA ESTAÇÃO CULTURAL

Mais de 200 crianças e adolescentes das Oficinas de Judô Socioeducativo e Capoeira Socioeducativa festejaram o encerramento do ano na Estação Cultural

Fundação Romi
Divulgação

A Estação Cultural da Fundação Romi, que celebra hoje, 14 de dezembro, seus 10 anos de atividade em prol da Cultura regional, no exato ano em que a Estação Ferroviária de Santa Bárbara comemora seu centenário e a Fundação Romi seus 60 anos, encerra o ano promovendo o Natal Solidário para mais de 200 crianças e adolescentes das Oficinas de Judô Socioeducativo e Capoeira Socioeducativa.

Tanto a Oficina de Capoeira Socioeducativa quanto a Oficina de Judô Socioeducativo são realizações da Estação Cultural da Fundação Romi em prol da redução da vulnerabilidade social e evasão escolar através da prática da Capoeira e do Judô. O Judô conta com a parceria da Associação Paulo Alvim de Judô de Atibaia (APAJA) e apoio cultural da Secretaria Municipal de Promoção Social de Santa Bárbara d´Oeste por meio do Fundo Municipal de Assistência Social de Santa Bárbara d´Oeste do Conselho Municipal de Assistência Social. 

A celebração, que contou com uma cerimônia solene, presidida pelo Superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti, envolveu representantes da Associação Paulo Alvim de Judô de Atibaia, da Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro e da Secretaria Municipal de Promoção Social de Santa Bárbara d´Oeste. Mas, as principais celebridades da noite eram as mais de 200 crianças e adolescentes e seus respectivos familiares.

Viabilizada por meio da iniciativa dos funcionários da alemã Burkhardt + Weber, o público participante do evento, que reuniu algo próximo de 400 pessoas, pode desfrutar de muito cachorro quente, suco de frutas, algodão doce, pipoca, brinquedos infláveis e camas-elásticas. Não bastasse isso, as crianças e adolescentes foram presenteadas com bonecas e carrinhos.

"É muito gratificante ver o sorriso dessas crianças e adolescentes ao receberem seus brinquedos e aproveitarem as guloseimas da festa. Também é gratificante a retribuição dos pais e responsáveis pela oportunidade que esses pequenos têm de vivenciar esses dois grandes projetos. Mas, o que realmente nos move a fazermos cada vez mais e cada vez melhor, é acompanharmos a evolução dessas turmas, vermos suas transformações positivas e, sobretudo, minimizarmos a situação de vulnerabilidade e risco social. É por isso que trabalhamos e é por isso cultivamos todas essas importantes parcerias, tanto com a iniciativa privada quanto o poder público", ressalta Vainer.

Para 2018 já estão abertas inscrições aos interessados em participar tanto a Oficina de Capoeira Socioeducativa quanto a Oficina de Judô Socioeducativo. As atividades retornam em janeiro de 2018. O Judô Socioeducativo será oferecido em três horários: das 9h às 10h20min, das 13h10min às 14h10min e das 14h10min às 15h10min. A Capoeira Socioeducativa será ofertada aos sábados das 10h30min às 12h30min. As inscrições podem ser feitas de terça a sexta das 09h às 18h, aos sábado das 08h às 17h e, aos domingos, das 08h ao meio dia, na Administração da Estação Cultural. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

Sobre a Estação Cultural

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada pela Fundação Romi. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

Sobre a Fundação Romi

Criada em 1957, em Santa Bárbara d'Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Dentre suas ações está a manutenção do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Ensino Fundamental II, com atendimento integral de 300 adolescentes. Além disso, promove, através de seu Centro de Documentação Histórica, o projeto de Educação Patrimonial que atende mais de 8 mil crianças, da rede municipal do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania, e o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Não bastasse isso, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, a Estação Cultural atende mais de 10 mil pessoas por meio de projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir um maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera - Santa Bárbara d'Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »