15/12/2017 às 13h51min - Atualizada em 15/12/2017 às 13h51min

Atividades da Secretaria de Cultura e Turismo atendem quase um milhão de pessoas em 2017

Prefeitura/Americana
Divulgação
O secretário de Cultura e Turismo de Americana, Fernando Giuliani, apresentou ao prefeito Omar Najar um relatório com um balanço das atividades desenvolvidas pela pasta em 2017. “O balanço que fazemos é bastante positivo. Apesar das dificuldades que enfrentamos, a Secretaria não deixou de atender as pessoas e estabeleceu várias parcerias com os grupos da cidade e, com isso, viabilizamos uma série de eventos”, afirmou Giuliani.
 
Em 2017, a Secretaria de Cultura e Turismo organizou 378 eventos, atingindo um público de 224.671 pessoas. Além disso, outros 774.484 visitantes estiveram no Parque Ecológico e no Jardim Botânico. Com uma estrutura que engloba 19 unidades, entre Teatro Municipal, Teatro de Arena, Museu de Arte Contemporânea, Biblioteca Municipal, Casa do Conto, Casa de Cultura, Escola de Música, Orquestra Sinfônica, Banda Municipal, Corda Coral, entre outras, a pasta promoveu espetáculos nas mais variadas linguagens: exposição de artes, exibição de filmes, espetáculos teatrais e apresentações musicais.
 
O número de eventos, bem como o de público, vem crescendo ano a ano. Em 2015, foram 190 eventos com 200.628 espectadores; em 2016, os 359 espetáculos realizados atingiram um público de 218 mil pessoas. Muitos desses eventos pediam um quilo de alimento não perecível como entrada. Dessa forma, a Secretaria de Cultura e Turismo contribuiu com o Fundo Social de Solidariedade. De 2015 a 2017, foram doados 2.803 itens de higiene, 2.381 litros de leite, 7.889 quilos de alimentos e 3.213 fraldas.
 
“Em 2017, atendemos quase um milhão de pessoas, mas gostaríamos de atender muito mais. Nossa programação cultural sempre fica disponível no site da Prefeitura (www.americana.sp.gov.br) e nas páginas do Facebook da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura. É só conferir e participar das nossas atividades”, concluiu Giuliani.
 
Além das apresentações culturais, a Secretaria de Cultura realizou obras e melhorias na estrutura de seus espaços. No Parque Ecológico, houve a revitalização do asfalto e a reforma de 12 recintos; já no Jardim Botânico, foi realizado o trabalho de desassoreamento do lago. O Teatro de Arena Elis Regina recebeu pintura da área externa e da caixa d’água. Em maio, a Casa do Conto foi reaberta,  e em agosto o Observatório Municipal comemorou 32 anos com a entrega de um novo telescópio refletor, um aparelho CGXL 355mm de 14 polegadas.
 
A Sectur não vem medindo esforços para incluir Americana no MIT (Município de Interesse Turístico). Neste ano, foi elaborado um Plano Diretor de Turismo e encaminhado às autoridades competentes para avaliação. O reconhecimento como cidade com potencial turístico possibilita a busca de verbas junto ao Ministério do Turismo para incrementar o setor.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »