15/12/2017 às 09h31min - Atualizada em 15/12/2017 às 09h31min

Concerto marca 10 anos da Estação Cultural da Fundação Romi

Redação - Cristiane Caldeira
A Fundação Romi comemorou ontem (14) à noite os 10 anos da Estação Cultural de Santa Bárbara d'Oeste com a apresentação da Orquestra Filarmônica Ninho Cultural e o Coral do Núcleo de Educação Integrada. Além dos 10 anos da Estação Cultural, o ano de 2017 marcou o centenário do prédio da Estação Ferroviária e os 60 anos da Fundação Romi. 
Sob a batuta do Maestro Paulo César Bellan, Orquestra e Coro, apresentaram um repertório de músicas que inclui canções clássicas tradicionais, ícones de filmes e musicais renomados até as mais recentes baladas do universo pop.
Com números extraordinários, a Estação Cultural fomenta a cultura local e movimento a economia criativa da região. Em sua trajetória de 10 anos, 200 mil pessoas foram beneficiadas, gratuitamente, por suas ações. Foram mais de 180 alunos da oficina de Capoeira. Mais de 120 nas oficinas de Hip Hop e K-Pop. Aproximadamente 930 acrianças e adolescentes no projeto Judô Socioeducativo. E mais de 750 na oficina de música orquestral “Ninho Musical”. Nas oficinas livres, pouco mais de 3,1 mil pessoas puderam aperfeiçoar seus conhecimentos e adquirir novos.
"Para nós da Fundação Romi é muito gratificante ter esse espaço e que a comunidade barbarense abrace a causa mesmo e trabalhe, porque este espaço é para todos", disse a assessora de imprensa da Fundação Romi, Thiene Mendieta.

CENTENÁRIO

O grupo Samba & Companhia encerra hoje, às 20h, no palco Armazém da Estação, o projeto comemorativo ao centenário da estação ferroviária. O Samba & Cia consiste no resgate das tradicionais Rodas de Samba, reunindo sambistas jovens e a velha guarda.
O centenário do prédio da Estação Ferroviária de Santa Bárbara, que hoje abriga a Estação Cultural, foi comemorado em julho e a data foi lembrada pelo projeto Trilhos e Trilhas. 
Com uma exposição fotográfica que mostra a perspectiva ontem-hoje desta edificação, produzida por entusiastas da fotografia, a mostra é composta de fotos de época sobrepostas às fotos atuais, compondo um cenário que ilustra a evolução urbanística do espaço, e pode ser visitada até 17 de dezembro no Memorial da Ferrovia na Estação Cultural. 
Além da exposição, uma série de eventos musicais animaram as comemorações do centenário. No mês de julho, apresentou-se a Orquestra Barbarense de Violas. Em setembro, foi a vez da dupla Gilberto Minotti & Douglas. Em outubro quem assumiu o Palco Armazém foi o grupo Canta Curumim. 

SERVIÇO
Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste
Endereço: Avenida Tiradentes, 02, Centro
Informações: (19) 3455-4833 ou 3455-4830
www.estacaocultural.org.br

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »