30/03/2017 às 12h13min - Atualizada em 30/03/2017 às 12h13min

Câmara debate exoneração de servidores em Audiência Pública

Redação
Reprodução
Exoneração de servidores em estágio probatório foi debatida, em audiência pública, na Câmara Municipal de Americana, nesta quarta-feira. O evento foi solicitado através de requerimento de autoria do vereador Professor Padre Sergio (PT).
 
O parlamentar abriu os trabalhos e explanou sobre os motivos da realização da audiência. “Acredito que juntos podemos evitar essas demissões, pois estamos há dias levantando documentos que não batem com os motivos apresentados pelo Poder Público”, avaliou.
 
Nenhum representante da Prefeitura esteve presente na audiência. O vice-presidente da Câmara, o vereador Odir Demarchi, se disse envergonhado por essa situação. “Sem a presença de um representante do Executivo não conseguimos esclarecer algumas dúvidas, como por exemplo, o porquê de os funcionários do Plano de Demissão Voluntária ainda não terem sido demitidos”, apontou.
 
A defasagem de pessoal para exercer e garantir um bom trabalho à população também foi debatida na audiência. “Hoje estou como vereador, mas sou cozinheiro concursado e me encontro no estágio probatório. Também recebi a carta de demissão e sou contra, principalmente porque existe uma defasagem muito grande de pessoal e temos que seguir outros caminhos que não levem às essas demissões”, expôs o vereador Vagner Malheiros.
 
A representante do Sinpra Sirlei Pontes afirmou que esteve por duas semanas na Câmara fazendo pesquisas de matérias nos jornais da cidade para levantar dados sobre contratações e demissões. “Levantei diversas matérias que falam sobre contratações de comissionados, mas de concursados não tem contratações desde 2015. Além disso, também há muitas matérias sobre aumento na arrecadação, pois muitos impostos subiram nos últimos anos, mas nada mudou”, afirmou.
 
Sirlei Pontes propôs a formação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar esse aumento de arrecadação e esse pedido de calamidade financeira.
 
Adriana Abreu que é funcionária da rede pública municipal também questionou os motivos das demissões. “Precisamos saber o porquê dessas demissões, já que houve aumento na arrecadação e desde 2015 não são contratados concursados”, destacou.
 
Participaram os vereadores Gualter Amado (PRB), Guilherme Tiosso (PRP), Odir Demarchi (PR), Professor Padre Sergio, Vagner Malheiros (PDT) e Welington Rezende (PRP), além de representantes do Sindicato dos Professores de Americana (Sinpra) e funcionários da rede pública.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »