28/11/2017 às 20h37min - Atualizada em 28/11/2017 às 20h37min

Prefeito Omar recebe Selo Município Amigo do Idoso

Prefeitura/Americana
Foto: Divulgação
O prefeito Omar Najar recebeu na tarde desta terça-feira (28/11) o Selo Município Amigo do Idoso, em cerimônia realizada no Auditório Villa Americana, no Paço Municipal. O Selo Inicial foi entregue pelo secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, em reconhecimento ao avanço das políticas públicas voltadas à população idosa no município.

O secretário estadual, Floriano Pesaro, agradeceu o acolhimento do prefeito Omar Najar e ressaltou as ações implementadas pelo município de Americana. “É uma decisão técnica a entrega do selo, significando que a cidade cumpriu os requisitos para esta certificação. Americana merece ter um bom governo. É uma cidade especial no estado de São Paulo e estou torcendo pela recuperação do município e para que volte a ser referência no Brasil. O governador Geraldo Alckmin tem um enorme carinho por Americana.”

O prefeito Omar Najar agradeceu a entrega do selo e reforçou o compromisso do município para o fortalecimento dos programas e serviços voltados aos idosos. “Temos procurado realizar um bom trabalho na cidade e, em conjunto com o Governo Estadual, promover ações públicas voltadas aos idosos. Esta certificação é um reconhecimento e incentivo para que possamos viabilizar mais projetos que garantam o envelhecimento digno às pessoas. O selo é uma conquista de toda a equipe de profissionais da Administração.”

O secretário de Ação Social e Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Americana, Aílton Gonçalves Dias Filho, ressaltou a qualidade dos serviços da rede socioassistencial oferecida aos idosos nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro Novo Dia para o Idoso, entre outros equipamentos mantidos no município. “Americana tem uma rede de atendimento e tem procurado manter os serviços já implantados e incrementar outras ações em prol da população idosa.”

O vice-prefeito, Roger Willians, aproveitou o encontro com o secretário de Desenvolvimento Social para conversar sobre algumas solicitações e futuros projetos para Americana. “Temos o repasse de R$ 350 mil, emenda de Vanderlei Marcis, para a aquisição de veículos para os Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS, e o projeto para uma nova unidade de atendimento ao idoso, entre outros programas que podemos trazer para a população de Americana. O secretário se prontificou em agilizar os processos.”

Maine Najar, presidente do Fundo Social de Solidariedade, também participou da solenidade de entrega do Selo Município Amigo do Idoso, enaltecendo as ações do município em prol das pessoas que mais precisam e, em especial, às atividades e programas voltados aos idosos e o apoio do secretário Floriano Pesaro.

O secretário de Governo, Júnior Barros, acompanhou a solenidade, assim como o presidente da Câmara Municipal Alfredo Ondas, os vereadores Rafael Macris, Juninho Dias, Gualter Amado, Thiago Brochi, Thiago Martins, a diretora regional da Drads-Campinas, Elaine Empke, a presidente do Conselho Municipal do Idoso (COMID), Danielle dos Santos Marques Cursiol, a geróntóloga Mayne Patrício Malagutti, o subsecretário de Ação Social, Carlos Zanóbia, funcionários da Ação Social, representante do deputado estadual Chico Sardelli, entre outros convidados. 

Programa SP Amigo do Idoso

O Programa SP Amigo do Idoso foi instituído pelo decreto 58.077, de 15 de maio de 2012, pelo governo Geraldo Alckmin. Os municípios precisam aderir ao programa e atender critérios para a obtenção do selo, garantindo políticas públicas e viabilizando recursos e investimentos do Fundo Estadual do Idoso.

O Selo Município Amigo do Idoso é composto pelas etapas: Selo Inicial, Selo Intermediário e o Selo Pleno.
 
Para obtenção do Selo Inicial, o município precisa atender os requisitos: criação do Conselho Municipal do Idoso; realização de diagnóstico de gestão sobre as políticas voltadas para o idoso; realização de diagnóstico com os idosos do Município; inclusão de ações para garantia dos direitos dos idosos nos Planos Municipais de Saúde e de Assistência Social; adequação/ ampliação a cobertura vacinal de idosos; implantação de ações de promoção de saúde e prevenção de quedas de idosos.
 
Para obtenção do Selo Intermediário, é necessário cadastrar os idosos no CadÚnico; realizar ações de saúde bucal para idosos; e ampliar a cobertura do Benefício de Prestação Continuada.
 
O Selo Pleno será concedido quando o município criar o Fundo Municipal do Idoso e realizar diagnóstico com os idosos do Município.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »