29/03/2017 às 19h04min - Atualizada em 29/03/2017 às 19h04min

Sábado tem mutirão de Papanicolau na ESF Mário Covas

Redação
Ilustrativa
A Secretaria Municipal de Saúde de Americana promove neste sábado 1º de abril, das 8h às 16h, um mutirão para exame de citologia oncótica (Papanicolau) e pedido de mamografia, na ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Mário Covas.
 
O publico alvo da ação são mulheres entre 25 e 70 anos. Ainda haverá orientações gerais sobre a saúde da mulher e consulta com o profissional de enfermagem. A unidade também realizará pedidos de mamografias e fará encaminhamentos para especialistas, se necessário. 
 
“Sabemos das dificuldades que muitas mulheres têm para buscar a unidade durante a semana, geralmente porque trabalham fora. Esta será uma oportunidade para conseguirem realizar o exame de prevenção”, explicou o secretário de Saúde, Orestes Camargo Neves.
 
Durante o mutirão serão apresentadas palestras sobre temas específicos da saúde da mulher, com distribuição de informativos, além de um café da manhã e da tarde, que será preparado pelos próprios funcionários da unidade.
 
A citologia oncótica é a principal forma de prevenção ao câncer de colo uterino, doença que vitimiza aproximadamente 530 mil mulheres a cada ano. De acordo com o IAC (Instituto Nacional do Câncer), 265 mil morrem anualmente, acometidas pela doença. 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »