29/11/2017 às 09h00min - Atualizada em 29/11/2017 às 09h00min

Na Aracy, criança tem autonomia para escolher o brinquedo

Prefeitura/Americana
Foto: Cibelli Aguilera
Todas as sextas-feiras são livres para as crianças da Casa da Criança Aracy. Os alunos têm o dia para brincar e autonomia para escolher o que querem fazer. Idealizado pela equipe de professores, com o objetivo de integrar os alunos, o Projeto Brincar realiza as atividades nos chamados "cantinhos", que são dois parques, casinha, tanque de areia, gramado (onde podem jogar basquete e futebol), canto da fantasia, canto da leitura e o canto de brinquedos.

Neide Faria, professora da Creche destaca a socialização dos alunos. "Não existe um espaço fixo. Eles se distribuem e brincam aonde querem. Nessa idade não existe brinquedos de menino ou de menina, eles até brincam de lavar roupas, lavam roupinhas de boneca e retalhos de tecido. São atividades que realizam no dia-a-dia, o que representa algo que vivenciam, e quando isso acontece eles compreendem melhor o conceito de regras."

"O projeto se iniciou em 2016. Em cada 'canto' fica uma professora, apenas para supervisionar. Os pequenos não têm uma atividade favorita, eles receberam bem as opções. O mais interessante é ver a interação entre Emei e Creche e irmãos brincando juntos", relata Marilsa Barrientos, diretora da Casa da Criança.

O Projeto Brincar foi considerado significativo pela equipe organizadora por conta da integração, socialização e independência que proporciona.
Integração e socialização entre Creche e EMEI, pois os pequenos são livres para brincar com alunos de outras salas, dividir espaço e brinquedos; e independência, por terem a chance de escolher o que querem fazer e com quem.

Toda última sexta-feira do mês é realizado o Dia de Cinema. A organização é intercalada, hora na Creche, hora na Emei.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »