29/03/2017 às 13h03min - Atualizada em 29/03/2017 às 13h03min

São Paulo desliga sinal analógico de TV nesta quarta-feira

Redação
Agência Brasil

O sinal analógico de televisão será totalmente desligado em São Paulo e em mais 38 municípios da região metropolitana, nesta – quarta-feira, sendo assim, apenas o formato digital estará disponível. Para sintonizar os canais de TV abertos, será preciso instalar uma antena digital e um conversor se o aparelho não for digital.

O Grupo de implantação da TV Digital (Gired) informou que as condições para o desligamento analógico em São Paulo foram atendidas. Pesquisa feita pelo Ibope, aponta que 92% dos domicílios da região metropolitana estão aptos a receber o sinal digital da TV.

Para Antônio Marteletto, presidente da Seja Digital, entidade responsável pela transição da TV aberta analógica para a nova fase, a expectativa é de que em alguns dias o percentual chegue a 100% da população.

A próxima etapa do desligamento será em Goiânia e em mais 28 municípios de Goiás, no dia 31 de maio. Segundo o Ibope, o primeiro levantamento mostra que 80% dos domicílios da região já estão preparados para receber o sinal digital de televisão.

Em julho, será a vez da região metropolitana de quatro capitais: Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Recife. Também para a data de 26 de julho estão previstas as cidades cearenses de Sobral e Juazeiro do Norte. Em setembro, o sinal deve ser desligado em cidades do interior paulista: Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e municípios da região do Vale do Paraíba. Em outubro, serão o Rio de Janeiro e Vitória.

A primeira cidade que teve o sinal analógico desligado foi Rio Verde, em Goiás. Em novembro, o sinal foi desligado em Brasília e nas cidades do entorno.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »